Em Floriano, retomada da economia será em três fases; bares e restaurantes abrem por último

05/06/2020 14h51


Fonte G1 PI

Imagem: Aparecida Santana/TV ClubeProposta do plano de retomada do comércio de Floriano é apresentada na Câmara dos Vereadores.(Imagem:Aparecida Santana/TV Clube)Proposta do plano de retomada do comércio de Floriano é apresentada na Câmara dos Vereadores.

A Prefeitura de Floriano apresentou nesta sexta-feira (5), na Câmara Municipal, o plano de retomada das atividades econômicas do município. O documento prevê que a flexibilização aconteça em três fases, cada uma com duração de 14 dias.

O documento ainda está em fase de elaboração e não há data de quando as atividades, suspensas devido à pandemia de coronavírus, irão voltar. A expectativa é que aconteça ainda em junho. Por enquanto as fases de retomada estão divididas da seguinte maneira:

1ª fase: manutenção dos serviços essenciais autorizados; abertura dos estabelecimentos que prestam serviços de saúde; abertura do comércio varejista, atacadista e lojas de departamentos especializados (lojas de óticas, lojas de shoppings, oficinas mecânicas, lojas de materiais de construção, confecção, calçados, roupas, tecidos, papelarias, lojas de informática, lojas de móveis e eletrodomésticos, mercado público e feiras livres); atividades de segmentos de estética, beleza e tatuagem; retorno de obras civis e públicas; padarias, mas sem a possibilidade de consumo dentro dos estabelecimentos.

2ª fase: academias de esporte com limitações e retorno a atendimentos a saúde bucal.

3ª fase: bares e restaurantes, praças de alimentação e praças de cinema nos shoppings.
Continuam suspensos: shows, eventos públicos e privados, atividades em casas noturnas e aulas presenciais das redes pública, estadual e privada.

O secretário de Governo Bento Viana explicou que o protocolo de retomada será colocado em discussão no comitê de gestão da Covid-19 da cidade.

“Agora segue para deliberação para questões de data e o início do plano. Tivemos o entendimento com os vereadores são as medidas corretas, lembrando que o plano continua à disposição de todos para melhoramento. A expectativa é real para efetivá-lo o quanto antes, tendo em vista todo o preparo feito, podendo pensar na abertura da atividades comerciais”,
explicou o gestor.

Floriano tem 84 casos confirmados e três mortes por coronavírus.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano

Tópicos: lojas, atividades, retomada