Educadores discutem implantação do regime de tempo integral no Fauzer Bucar

13/01/2017 13h30

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Diretores da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e educadores da Escola Estadual Fauzer Bucar, em Floriano, se reuniram na tarde da ultima quinta-feira (12), para debater o programa de fomento à implementação do novo regime de tempo integral na unidade de ensino.

Participam da reunião professores do Fauzer Bucar, recentemente incluída no novo regime de tempo integral, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e a diretora da Unidade de Gerência de Pessoas (UGP) da SEDUC, Francisca Mascarenhas, que conduziu a reunião.

Imagem: FlorianoNewsEducadores discutem implantação do regime de tempo integral no Fauzer Bucar.(Imagem:FlorianoNews)

Segundo ela, em todo o Estado a SEDUC conseguiu, através do Ministério da Educação (MEC), a adesão de 26 escolas ao novo regime de ensino de tempo integral, que deve atender 11.700 alunos em todo o Piauí esse ano.

O programa amplia a jornada escolar de 800 para 1,4 mil horas por ano, transfere recursos para as secretarias estaduais de Educação, e destina 257,4 mil vagas a 572 escolas públicas, em todas as unidades de Federação. A carga horária a ser cumprida pelas escolas deve ser de no mínimo 2.250 minutos semanais, com um mínimo de 300 minutos de aulas de língua portuguesa, 300 de matemática e 500 destinados a atividades da parte flexível do currículo.

Imagem: FlorianoNewsEducadores discutem implantação do regime de tempo integral no Fauzer Bucar.(Imagem:FlorianoNews)

Esse novo modelo de ensino de tempo integral é também mais exigente. Ele prevê a reprovação de escolas cuja evasão seja superior a 5% e cujos alunos não atinjam o nível de proficiência desejável. Os alunos serão avaliados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Cada escola terá apenas um Diretor e um Coordenador Pedagógico, deixando de existir a figura do Diretor Adjunto, o número de alunos é limitado a 400, além de ter o mínimo de 10 salas de aula.

Para comportar esses alunos durante todo o dia, as escolas receberão recursos para melhorias na estrutura física, como também capacitações especificas para os educadores.

Imagem: FlorianoNewsEducadores discutem implantação do regime de tempo integral no Fauzer Bucar.(Imagem:FlorianoNews)

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano

Tópicos: ensino, alunos, integral, seduc