Educação de Floriano participa da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência

27/03/2024 12h41


Fonte Secom

A Secretaria Municipal de Educação de Floriano, em parceria com a Coordenação de Educação Especial e Inclusiva, marcou presença na V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que está sendo realizada em Teresina, desde o dia 25 de março. O secretário de Educação, Nylfranyo Ferreira, está sendo representado pela diretora do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência - COMUDE, Eliene Guimarães, e equipe.

O evento, que tem duração de 3 dias e encerra nesta quarta-feira, 27, conta com a participação do governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles, e do presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo.

A V Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi marcada pelo lançamento do "Novo Viver Sem Limite - Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência". O principal objetivo do evento é aprovar propostas que visam aprimorar a assistência às pessoas com deficiência (PCD’s) em todo o Brasil. Estas propostas serão levadas para a conferência nacional no mês de junho, em Brasília.
Imagem: SecomEducação de Floriano participa da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Teresina.(Imagem:Secom)Educação de Floriano participa da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Teresina.

As discussões da conferência estão centradas em cinco eixos principais: 1) Estratégias para manter e aprimorar o controle social, assegurando a participação das pessoas com deficiência; 2) Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada; 3) Financiamento para promoção dos direitos da Pessoa com Deficiência; 4) Cidadania e acessibilidade; e 5) Desafios para a comunicação universal.

O evento conta com a participação de 300 delegados e 200 convidados, e está sendo uma oportunidade para celebrar o progresso alcançado e reafirmar o compromisso com a inclusão e igualdade, por meio da discussão de soluções, experiências e fortalecimento de parcerias em prol da causa.

Neste contexto, destaca-se a importância de garantir que todos, independentemente de suas habilidades, tenham seus direitos respeitados e oportunidades iguais. “Estamos representando o município de Floriano, com o objetivo de buscar estratégias para que ocorra uma mudança duradoura, assegurando que cada voz seja ouvida, buscando um futuro mais inclusivo e compassivo para todos”, finalizou Eliene Guimarães.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook