Edmar Figueiredo é nomeado oficialmente diretor geral do Tibério Nunes

01/03/2018 09h10


Fonte Sesapi

O enfermeiro Edmar Figueiredo foi nomeado oficialmente diretor geral do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano. A publicação do decreto de nomeação saiu na edição desta quarta, 27, no Diário Oficial do Estado, mas com efeitos a parti do dia 15 de fevereiro de 2018. O novo diretor já estava à frente da gestão do Hospital desde antes do carnaval, assumindo a direção do Hospital, em transição com o ex-diretor Ancelmo Jorge.

Edmar foi nomeado pelo secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, pela experiência e os resultados obtidos quando foi diretor do Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde, em Uruçuí. Com larga experiência em gestão hospitalar, Edmar coordenou a reestruturação daquele Hospital, recebendo em janeiro de 2015, uma estrutura precária, sem atendimento adequado à população e com débitos vultosos. Em um ano de administração, a região ganhou uma unidade totalmente reformada e resolutiva, atendendo aos anseios de saúde da população, que em breve, deve receber um novo centro cirúrgico, totalmente equipado.

Na transição do cargo no Tibério Nunes, que ocorreu na semana que antecedeu o carnaval, Edmar negociou pagamentos dos prestadores de serviços, que estavam em atraso, colocando como meta a regularização do ano de 2017 até o dia 28 de fevereiro, com o pagamento dos médicos. Todos os prestadores de serviços tiveram seus pagamentos regularizados, conforme negociação, e um novo calendário de pagamento será apresentado, garantiu o diretor.

As negociações com todos os prestadores fez com que os serviços não fossem paralisados durante o carnaval, resultando que o Hospital se destacou pela resolutividade dos atendimentos. Nesse período, das 112 transferências em toda rede estadual, o Tibério Nunes recebeu mais de 40% dos pacientes, vindos principalmente dos hospitais de São Raimundo Nonato, Uruçuí, Corrente, São João do Piauí, Oeiras, Bom Jesus, Picos e Amarante, consolidando a unidade como referência na assistência médico-hospitalar de toda região sul.

Imagem: FlorianoNewsEdmar Figueiredo, diretor do HRTN(Imagem:FlorianoNews)Edmar Figueiredo, diretor do HRTN

Também naquele período, foram atendidos cerca de 2.800 pacientes, com 83 cirurgias realizadas. Somente em neurocirurgia, foram sete procedimentos e 28 em ortopedia. Com a agilidade nos procedimentos cirúrgicos, diminuiu o tempo de espera por uma cirurgia, que atualmente é de até 48 horas.

Já para março, o Hospital inicia o Mutirão de Cirurgias Eletivas Pediátricas, atendendo crianças de toda a região, com consultas, exames e procedimentos cirúrgicos, em diversas especialidades.

Outras melhorias já são percebidas, como envolvimentos de todos os setores para a reestruturação do Hospital; organização e motivação para mudanças simples na rotina hospitalar: como manutenção da estrutura física, limpeza do ambiente, adequações de leitos e melhorias para alimentação de funcionários, pacientes e acompanhantes.

Perfil

Edmar Figueiredo é enfermeiro, com experiência em gestão há 8 anos. É especialista em Gestão Hospitalar pela FioCruz e deve concluir em 2018, especialização em Auditoria pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Também é especialista Urgência e Emergência e Saúde da Família.

Além de ter exercido o cargo de secretário Municipal de Saúde, em Batalha, fez consultorias em hospitais e prefeituras. Como técnico da Secretaria de Estado da Saúde, Edmar esteve à frente da diretoria geral do Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde, em Uruçuí, no período de janeiro de 2015 a fevereiro de 2018.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook