Dr. Lívio Barbosa fala de novo procedimento de histerectomia oferecido em Floriano

23/09/2012 07h46

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Antigamente, o único tipo de histerectomia de que as mulheres dispunham era a histerectomia abdominal total, ou seja, a remoção do útero e do colo uterino através de uma grande incisão abdominal. Mas hoje, com o desenvolvimento de instrumentos cirúrgicos e técnicas inovadoras é permitido à realização de procedimentos menos invasivos, mediante os quais é possível remover o útero.

Imagem: FlorianoNewsDr. Lívio Barbosa (Imagem:FlorianoNews)Dr. Lívio Barbosa

De acordo com o médico ginecologista Dr. Lívio Alves Barbosa, que atende em uma Clínica Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, já está sendo oferecida uma nova forma de histerectomia, em Floriano.

“Nós temos hoje para oferecer na cidade de Floriano uma nova forma da histerectomia, que é a retirada do útero naquelas mulheres que necessitam retirar o útero, e a via que a gente está utilizando pra retirar o útero, que ao invés da via abdominal no corte semelhante ao da cesariana, a gente está fazendo agora pela via vaginal”.


Segundo o ginecologista, o objetivo dessa cirurgia é diminuir o tempo de internação para as pacientes, diminuindo também a dor que a paciente vai ter, menor desconforto no pós-operatório do que a histerectomia abdominal, e consequentemente o retorno dela as atividades do trabalho e os afazeres domésticos, deixando assim aquele tempo em que a paciente ficava mais de 20 ou 30 dias sem poder fazer principalmente as atividades do lar.

Entre outras vantagens da histerectomia vaginal, incluem-se um tempo de internamento hospitalar de 24h a 36h, coisa que no passado a paciente ficava de 48h a 72h internada, diminuindo em torno de um dia de internação da paciente.

Imagem: FlorianoNewsCiamo (Imagem:FlorianoNews)Ciamo

Com relação ao atendimento ginecológico, o Dr Lívio inicialmente trabalha com a parte privada, através de convênios e particular, atendendo na clínica Ciamo (Clínica Integrada de Assistência à Mulher e Odontologia), localizada na Rua João Chico, bairro Manguinha.

“Infelizmente não estamos fazendo esse procedimento pelo SUS, mas queremos em breve estar também oferecendo na parte do SUS para as pacientes. Estamos na Clínica Ciamo no telefone 3521-3080, aonde a paciente chega, faz uma consulta e a gente avalia e vê se o caso dela se enquadra, mas também deixar claro que não são todas as pacientes que vão poder fazer esse tipo de cirurgia, a gente tem que saber quais são aquelas que estão dentro do padrão pra poder ser utilizada essa cirurgia, e aí a gente vai selecionar e tá fazendo esse novo procedimento”,
finalizou.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook