Diretores escolares da rede municipal de Floriano tomam posse para mandato de 2 anos

20/01/2023 09h09


Fonte Secom

Imagem: SecomDiretores escolares da rede municipal de Floriano tomam posse para mandato de 2 anos(Imagem:Secom)

Na manhã desta quinta-feira (19), a Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Educação, em solenidade no auditório da Semed, empossou os 29 diretores de escolas da rede municipal de ensino, eleitos no final do ano passado, através de Processo de Seleção Simplificado segundo o disposto na Lei Municipal nº 609/2012 e Resolução do Ministério da Educação n° 1, de 27 de julho de 2022.

Participaram da solenidade, o prefeito Antônio Reis Neto, o secretário de educação, Nylfranyo Ferreira, vereador Miguel Vieira, a presidente do Sinte de Floriano, Léa Almeida, os diretores de ensino da Semed, Joilson Costa e Solange de Sousa, além dos diretores de escolas eleitos e convidados. 
Imagem: SecomDiretores escolares da rede municipal de Floriano tomam posse para mandato de 2 anos.(Imagem:Secom)

Um a um, os diretores eleitos democraticamente para gerir as escolas municipais receberam sua portarias, que os nomeiam para ocupar o cargo por um período de 2 anos. Em seu discurso, a diretora eleita para gerir a Escola Municipal Professor Freire, Márcia Beatriz, representando todos os empossados, destacou a importância do planejamento no processo de gestão democrática e participativa no contexto educacional.

“Aprendemos no dia a dia da escola que quando compartilhamos objetivos, quando nos dispomos a contribuir para a concretização de desejos comuns, ficamos mais fortes e damos sentido ao nosso trabalho de servidor público da educação”,
disse.

A presidente do Sinte, Léa de Almeida, disse estar diante de um momento histórico para Floriano, pois marcava a primeira vez que os gestores escolares eram eleitos através do voto em eleição direta, com a participação de alunos, pais e servidores.

Em discurso de mesmo tom, o secretário Nylfranyo falou que “a eleição para gestores é um grande passo que se dá democraticamente na vida das pessoas que fazem a nossa educação. Floriano receberá todos os repasses federais no que diz respeito aos complementos, por cumprir todas as condicionalidades em nosso Município”. No final, parabenizou os 70 alunos da rede municipal aprovados para ingressar no IFPI, CTF e outros institutos, ressaltando o sucesso desse resultado ao esforço conjunto de professores e alunos. 
Imagem: SecomSecretário de Educação, Nylfranyo Ferreira.(Imagem:Secom)Secretário de Educação, Nylfranyo Ferreira.

O prefeito Antônio Reis parabenizou os gestores, falou sobre a missão que terão pela frente, a importância da educação e valorização dos professores, quando aproveitou para anunciar que vai implementar o piso nacional do professor que representará um reajuste de 14,94% nos vencimentos dos profissionais da educação municipal, passando dos atuais R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55.  
Imagem: SecomPrefeito Antônio Reis (Imagem:Secom)Prefeito Antônio Reis.

A solenidade ainda teve a declaração feita pela gestora Rosilene Maria Gonçalves, da escola Municipal Alexandre Nunes Almeida, em nome de todos os diretores, se comprometendo em exercer as funções de direção de escola com ética, honestidade, compromisso e transparência.
 

Tópicos: floriano, gestores, escolas