Diretora de escola é afastada do cargo em Floriano

03/08/2012 10h05

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


A diretora Maria da Paz (Paizinha) da Escola Normal Osvaldo da Costa e Silva (Estadual) informou nesta quinta-feira (02), a reportagem do Portal FlorianoNews que está sendo afastada por 30 dias do cargo de diretora da instituição de ensino. De acordo com Paizinha, o auditor jurídico da secretaria, Átila Lira, pediu o afastamento preventivamente da diretora devido a denúncias de irregularidades no setor de prestações de contas.

Imagem: FlorianoNewsDiretora de escola é afastada do cargo em Floriano.(Imagem:FlorianoNews)Diretora de escola é afastada do cargo em Floriano.

Em entrevista, Paizinha explicou o motivo do afastamento:

“Não foi surpresa, porque essa história já estava dentro de Floriano, eu fiquei sabendo na quarta-feira pelo meu irmão que ouviu falar nas rodadas do Mercado Central. Pode procurar a 10ª Regional de Educação na pessoa da professora Soraia, que é quem trata e recebe de todas as questões de conta do Osvaldo da Costa e Silva e eu não tenho nenhuma pendência lá sobre prestação de conta.

De certa forma há um grande entendimento, o que eu tô sentindo é que realmente há um projeto político, eu acho que existe a política partidária e o assessor praticamente confirmou e infelizmente eu não gravei a minha conversa com o auditor, mas ele deixou bem claro que é politicamente. Ele disse que estou sendo afastada, que não vou perder nada, que a gratificação continua no contracheque enquanto ele vai fazer a sindicância e, por isso eu estou sendo afastada”.


Imagem: FlorianoNewsDiretora de escola é afastada do cargo em Floriano.(Imagem:FlorianoNews)Diretora de escola é afastada do cargo em Floriano.

Segundo a diretora, na próxima semana o auditor retorna na escola pra saber como anda, mas já passou na 10ª Regional e disse que todas as informações que colheu sobre a professora Paizinha não tem nada desabone a conduta sua. Ainda não se sabe o dia certo que o auditor vem, mas que na próxima semana estaria no município. Por enquanto, a diretora adjunta, Cery de Jesus, irá assumir o cargo até que sejam tomadas as providências.

Até o momento da reportagem Paizinha disse que não havia falado ainda com os alunos, que o comunicado foi apenas para os professores que estavam comunicando e que o anúncio seria colocado no mural da escola. Paizinha ainda informou que o SINTE vai oferecer um advogado que vai falar e responder pela mesma.

“Até agora eu não entendia, mas a gente já sinalizou que nós vamos ter que informar nossos alunos, porque a partir desta sexta-feira (03), eu estou afastada por 30 dias desta escola. A lei quem manda é eles, infelizmente a lei do Brasil é essa quem manda é o político e nós temos que obedecer, a lei é essa e a lei é pra ser cumprida e eu vou cumprir determinadamente, vou ficar na minha casa e pedir aos meus alunos que continuem andando, que a professora Cery vai estar aqui, os professores com certeza vão continuar e, estão todos do meu lado e vamos ver o que vai acontecer daqui pra frente. Estou pedindo para os alunos para não fazer manifestação e não tentar agredir nada, a gente vai resolver tudo dentro da lei”, ressaltou Maria da Paz.

Paizinha que está no seu terceiro mandato foi eleita com 98% dos votos na última eleição.

Tópicos: diretora, paizinha, escola