Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais é marcado por ações no centro de Floriano

28/07/2017 14h54


Fonte SECOM

Nesta sexta-feira (28), é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Para marcar a data, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em parceria com a Prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou testes de diagnósticos para hepatites B e C. O tempo de resposta dos exames foi de apenas 10 minutos.

Os profissionais da saúde, além da realização de testes rápidos, passaram orientações e formas de prevenção para os participantes, também forneceram material informativo sobre as patologias e distribuíram preservativos. A ação aconteceu na Praça Sebastião Martins, Centro da cidade, durante toda esta manhã. Ao final, mais de 100 testes rápidos foram
realizados pelas equipes.

Imagem: Silvio Rui Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais é marcado por ações no centro de Floriano.(Imagem:Silvio Rui)

A hepatite é uma doença que causa inflamação no fígado. Pode ser causada por vírus e pelo abuso de medicamentos, álcool e outras drogas. A transmissão ocorre por meio do contato com sangue contaminado ou sexo sem proteção.

A diretora do CTA, Glorismar Barguil, frisou que a ação é uma oportunidade para que as pessoas conheçam e se informem sobre a doença.

“Nosso objetivo é esclarecer dúvidas a população. Por ser uma doença silenciosa, a pessoa pode conviver com o vírus e não saber, por isso estamos aqui para incentivar a prática do teste rápido que leva ao diagnóstico e possível tratamento”,
disse.

Imagem: Silvio Rui Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais é marcado por ações no centro de Floriano.(Imagem:Silvio Rui)

A abertura do evento contou a presença do secretário de Administração, Magno Weverson, que na oportunidade representou o prefeito Joel Rodrigues, além do Controlador-Geral do Município, Arnaldo Messias. O secretário de Saúde, Enéas Maia, foi representado pela diretora do CTA, Glorismar Barguil.

Entre as formas de prevenção, estão o uso de preservativos em todas as relações sexuais e de materiais esterilizados ou descartáveis em manicures e o não compartilhamento de seringas e aparelhos de barbear. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) é localizado na Rua Fernando Marques, Centro.

Tópicos: doença, centro, testes