Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado em Floriano

03/04/2019 10h00


Fonte SECOM

A manhã da última terça-feira (2) foi marcada pelo evento do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, momento de difundir informações e fortalecer o respeito aos portadores do transtorno do espectro autista (TEA). A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, realizou um ato público voltado para pais, professores e a sociedade de um modo geral, afim de reforçar e priorizar a importância da luta de pais e famílias pelo preconceito e apoio à pessoa com autismo, na Câmara Municipal de Floriano.

“É necessário reforçar a importância de detectar esse problema ainda na infância, para que haja um acompanhamento até a fase adulta, possibilitando assim o desenvolvimento de habilidades e diminuição do grau de transtorno psíquico”, afirmou o secretário de educação, Joab Carvalho.

Imagem: FlorianoNewsDia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado em Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

Na ocasião, diferentes autoridades municipais se fizeram presentes e acompanharam depoimentos de pais e mães sobre os desafios encontrados no convívio com filhos autistas, em contrapartida foi mencionada a evolução de algumas habilidades ao inseri-los na escola e desfrutar do acompanhamento pedagógico municipal.

O psicólogo, Paulo Sobrinho, ministrou a palestra “Como trabalhar o autismo”, abordando o acompanhamento à crianças autistas e reforçando a assistência dos profissionais de saúde e de educação, essenciais no desenvolvimento da criança.

Imagem: FlorianoNewsDia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado em Floriano(Imagem:FlorianoNews)

A Secretaria de Educação dispõe de uma equipe de Atendimento Educacional Especializado, com psicólogos, psicopedagogos e demais profissionais que realizam a assistência e o acompanhamento no município. Dentre as 420 crianças com necessidades especiais na rede municipal, 58 são autistas. Além do acompanhamento pedagógico de professores capacitados, o município dispõe de 35 cuidadores, que auxiliam essas crianças no processo de ensino aprendizagem em sala de aula.

Em conhecimento à necessidade municipal, Joab Carvalho afirmou que o município ainda possui uma demanda de 40 cuidadores. Para tanto, será lançado na próxima quinta-feira (4), uma chamada pública por meio de edital para convocação e contratação desse corpo técnico, afim de suprir a necessidade e regularizar a prestação de serviços de atendimento especial.