Departamento de Postura fiscaliza passeios públicos e orienta comerciantes a desocuparem calçadas

25/07/2023 15h39


Fonte Secom

No intuito de preservar e garantir o uso adequado dos espaços públicos do município, a equipe do Departamento de Postura de Floriano, da Secretaria Municipal de Infraestrutura, vem realizando medidas educativas para desocupar áreas utilizadas de forma indevida para a exploração de atividades econômicas, além de promover a inclusão social e o desenvolvimento sustentável da cidade. 
 
As ações de fiscalização são realizadas em diferentes pontos da cidade, com o objetivo de conscientizar os cidadãos sobre a importância de respeitar as normas e regulamentos municipais. Segundo o secretário de Infraestrutura, Júlio César Ferreira, “essas ações incluem, a princípio, a advertência verbal sobre o uso inadequado do local e campanhas de conscientização nas redes sociais”. 
Imagem: SecomDepartamento de Postura fiscaliza passeios públicos e orienta comerciantes a desocuparem calçadas.(Imagem:Secom)

A exploração inadequada dos espaços públicos para atividades econômicas tem se tornado uma preocupação crescente da Prefeitura de Floriano. Muitos comerciantes, a maioria informais, têm ocupado calçadas, praças, calçadões e outros locais, de forma irregular, prejudicando a mobilidade urbana e comprometendo a qualidade de vida dos moradores. Além disso, a Lei Complementar n° 012/2009, que trata sobre o Código de Posturas do Município, em seus artigos 277 e 278, preveem sanções com penalidades que vão de advertência até a aplicação de multa de 30 a 3 mil UFMF (Unidade Fiscal do Município de Floriano), como forma de coibir a prática de infrações desta e de outras naturezas.
Imagem: SecomDepartamento de Postura fiscaliza passeios públicos e orienta comerciantes a desocuparem calçadas(Imagem:Secom)

A ocupação irregular dos passeios públicos também pode gerar impactos negativos para os comerciantes formais, por isso, a atuação do Departamento de Postura se faz necessária para garantir a ordem e o bom funcionamento da cidade.

“As medidas educativas adotadas visam conscientizar os ocupantes irregulares sobre as consequências de suas ações e incentivar a busca por alternativas legais para a realização de suas atividades econômicas”, afirmou Vicente Pereira, fiscal de postura. 
 
A população também tem um papel fundamental nesse processo. É importante que os cidadãos denunciem ocupações irregulares e quaisquer outras ocorrências, através da Ouvidoria do Município, através do número (89)99448-2590.

“Somente com a participação de todos será possível construir uma cidade mais justa, bonita e organizada”, enfatizou Júlio César Ferreira.