Defesa Civil fiscaliza sistemas de abastecimento movidos a energia solar em Floriano e Picos
07/11/2025 10h40Fonte Governo do Piauí
Imagem: Defesa Civil do Piauí
Projetos escolhidos por associações comunitárias garantem água potável com funcionamento 24h através de energia solar.
Projetos escolhidos por associações comunitárias garantem água potável com funcionamento 24h através de energia solar.A Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí realizou, nessa quarta-feira (5), a fiscalização de dois sistemas simplificados de abastecimento de água movidos a energia solar, nos municípios de Floriano e Picos. As obras foram executadas por meio do Orçamento Participativo Digital (OPA) e escolhidas diretamente por associações comunitárias das regiões beneficiadas.
Os sistemas são compostos por perfuração de poço tubular, instalação de chafariz, reservatório elevado e gerador de energia solar destinado ao bombeamento da água. A tecnologia garante autonomia ao funcionamento, sem depender da rede elétrica convencional, reduzindo custos e assegurando abastecimento contínuo.
De acordo com George Henrique, engenheiro da Defesa Civil, a iniciativa representa um avanço importante para comunidades rurais. “Serão obras autônomas, sem necessidade da energia elétrica da concessionária. O sistema funciona 24 horas, utilizando placas solares durante o dia e baterias à noite. Na maioria dos casos, os poços precisam funcionar apenas entre quatro e cinco horas diárias para encher o reservatório”, explicou.
Além de garantir o acesso à água potável, os novos sistemas fortalecem a produção de pequenos agricultores, melhoram a qualidade de vida das famílias e reforçam ações de convivência com a seca no semiárido piauiense.
A Defesa Civil segue acompanhando a implantação dos equipamentos e prestando suporte técnico às comunidades beneficiadas.









