Dados do Detran revelam que 91% das mortes de trânsito do PI são de motociclistas

08/01/2011 13h44


Fonte Cidade verde

Imagem: Léo MirandaClique para ampliarMotociclista envolvido em acidente(Imagem:Léo Miranda)Motociclista envolvido em acidente
Segundo informações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), 91% dos acidentes de trânsito com vítimas fatais envolvem motociclistas, 85% dessas vítimas têm idade entre 17 e 35 anos. Floriano tem contribuído também para esses dados alarmantes.

É comum a pessoa não usar capacete na cidade, principalmente nos finais de semana. Aliás, na maioria das cidades da região sul do Piauí, quando chega um motociclista usando capacete, os demais até estranham.

Para tentar diminuir os altos índices de acidentes o órgão deve intensificar a fiscalização em todo o Estado “Nós precisamos fazer uma união entre Estado, prefeituras e polícias para reduzir esses números”, afirma o diretor geral do Detran, Tiago Mendes Vasconcelos.

No ano passado, a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran) registrou 18 mil infrações de trânsito, um dos principais motivos são motociclistas sem capacete.
A média mundial de cirurgias de crânio no mundo é 11%, no Brasil esse número sobe para 18% e no Piauí a média chega a 67%. Os reflexos são sentidos no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde são atendidos 70% de casos de acidentados de motos e 80% chegam ao óbito.

“Muitas das vítimas não usam equipamentos de segurança e nem fazem ideia dos estragos que um acidente pode causar. Os órgãos competentes, as entidades e a sociedade precisam se conscientizar e chamar à responsabilidade para que o problema seja solucionado”, finaliza Tiago Vasconcelos.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano