CTA de Floriano realiza ação de conscientização contra Hepatites virais

28/07/2020 22h43


Fonte Secom

Em todo o mundo, 290 milhões de pessoas vivem com hepatite viral e desconhecem que estão contaminadas. Em Floriano, o Centro de Testagem e Aconselhamento realizou ação em vários salões de beleza da cidade com o objetivo de chamar atenção para a problemática.

Segundo Hérica Leal, coordenadora do CTA de Floriano, além da distribuição de kits e panfletagem educativa, o centro realizou testagem para Hepatites B e C, além de imunização de profissionais desses estabelecimentos.

"Essa é uma doença silenciosa. Por isso é importante a realização do teste que é gratuito e sai em poucos minutos. Mas esse ano resolvemos lançar uma campanha voltada aos salões de beleza da cidade e foi muito positiva",
disse.

Os técnicos do CTA de Floriano irão visitar outros estabelecimentos durante toda a semana.

O dia 28 de julho é comemorado o Dia Mundial da Hepatite. A data tem o objetivo de reunir o mundo sob um único propósito: aumentar a conscientização sobre a carga global da hepatite viral e influenciar mudanças reais que facilitem a prevenção, o diagnóstico e o tratamento.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

"Quando surgem sintomas eles se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras", explica Hérica Leal.

As hepatites virais são divididas em:

– Hepatite A: tem o maior número de casos, está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e se cura sozinha. Existe vacina.

– Hepatite B: é o segundo tipo com maior incidência; atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção é a vacina, associada ao uso do preservativo.

– Hepatite C: tem como principal forma de transmissão o contato com sangue. É considerada a maior epidemia da humanidade hoje, cinco vezes superior à AIDS/HIV. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado. A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. Não tem vacina.

– Hepatite D: causada pelo vírus da hepatite D (VHD) ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra a hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D.

– Hepatite E: causada pelo vírus da hepatite E (VHE) é transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral), provocando grandes epidemias em certas regiões. A hepatite E não se torna crônica, porém, mulheres grávidas que forem infectadas podem apresentar formas mais graves da doença.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. 

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: hepatite, vacina, floriano