Colégio Técnico de Floriano realiza cursos voltados à elaboração de trabalhos científicos

29/05/2019 08h45

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


No período de 21 a 24 de maio de 2019, o Laboratório de Leitura e Produção Textual do Colégio Técnico de Floriano (CTF), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), realizou os cursos “Planejamento e elaboração de artigo científico”; “Planejamento e elaboração de projeto de pesquisa” e ações do projeto de extensão “Ler e escrever na universidade – introdução aos gêneros acadêmicos” (LPT Acadêmico) coordenado pelo professor Ribamar Jr.

Os cursos foram ministrados pelo professor Marcos dos Reis Batista, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Cada curso teve a oferta de duas turmas (tarde e noite) e contou com a participação de alunos e servidores da Universidade Federal do Piauí (UFPI), bem como de outras instituições e da comunidade em geral.

Para o professor Marcos Batista, “a oportunidade que o LPT me deu de trazer um pouco da minha experiência no que trata da educação científica ou metodológica, como queiram chamar, foi de grande valia, pois tive a chance de pensar acerca das dúvidas e reflexões trazidas por alunos de graduação e de ensino médio. Enquanto uns se encontravam com os gêneros textuais em questão (projetos de pesquisa e artigo científico) outros, do ensino médio, pensavam acerca de como dar início a essa apropriação. Foi uma experiência muito significativa para mim", afirma.

Imagem: CTFColégio Técnico de Floriano realiza cursos voltados à elaboração de trabalhos científicos.(Imagem:CTF)

Para a bolsista do projeto de extensão, Nevelyn Martins, “a carência na abordagem científica durante o ensino médio muitas vezes prejudica o desempenho do aluno que chega no ensino superior e se depara com essa nova realidade”, destaca Nevelyn.

Franciso Júnior, aluno do curso de Enfermagem e também bolsista, ressalta a importância do projeto. "Os cursos de elaboração de artigo científico e projeto de pesquisa foram de grande ajuda para minimizar essa carência e promover o desenvolvimento acadêmico”, salienta.

Tópicos: projeto, ensino, cursos