CENdrogas e comunidade terapêutica ressocializam dependentes em Floriano

30/07/2016 08h45


Fonte Governo do Piauí

Em parceria com a Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas (CENdrogas), a Comunidade Terapêutica Shalom desenvolve atividades de tratamento e ressocialização de dependentes químicos no município de Floriano.

Atendendo 38 pacientes, oriundos não só de Floriano, como também de municípios vizinhos, a comunidade terapêutica atua oferecendo cursos profissionalizantes aos dependentes e oportunizando ferramentas de reinserção no convívio social, com qualificação e aprendizado de uma profissão.

Imagem: FlorianoNewsCENdrogas e comunidade terapêutica ressocializam dependentes em Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

Por meio da CENdrogas, o Governo do Estado firmou um convênio com a comunidade para o custeio de 20 vagas. O valor repassado é responsável por manter a casa em funcionamento e atender a demanda dos 38 acolhidos.

Além disso, a instituição recebe apoio da Secretaria Estadual da Educação, com a execução das atividades do projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, em recente aquisição, com a implantação de um kit para agricultura irrigada, entregue pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural (SDR), que auxiliará na produção das hortaliças cultivadas na comunidade.

Para o pastor Antônio, presidente da Comunidade Terapêutica Shalom, a importância do trabalho desenvolvido pode ser percebida nos exemplos de superação de ex-dependentes químicos que passaram pela casa. “Hoje, eu tenho uma felicidade, por um aluno chamado Anderson, do município de Canavieira, que fez acompanhamento conosco, fez vestibular para engenharia civil em uma faculdade particular de Floriano e passou. Quer dizer, uma pessoa que não tinha expectativa de vida e a gente conseguiu colaborar com o futuro dele”, destacou.