Campanha de vacinação contra a aftosa termina nesta quarta feira

13/12/2010 21h53


Fonte CCOM

Termina nesta quarta-feira (15) o prazo para a certificação da vacina contra a febre aftosa no Piauí. O produtor deve comparecer a um escritório de atendimento da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) ou a uma Unidade de Saúde Animal e Vegetal (Usav). A certificação é o documento que comprova a vacinação do gado.

Atualmente, o Piauí está classificado como área de risco médio da proliferação da doença. A imunização do rebanho contribui para alcançar o status de área de livre circulação e comércio. A segunda etapa da vacinação do gado foi finalizada no último dia 30 de novembro. A meta é imunizar 100% dos animais. O Piauí possui rebanho bovino de aproximadamente 1,7 milhão de cabeças.

No primeiro semestre de 2010 foram vacinados 93% do rebanho. A febre aftosa é uma doença contagiosa e de fácil transmissão que atinge gado e búfalos, além de criações de caprinos, ovinos e suínos. O leite e a carne dos animais infectados não podem ser consumidos. “É importante que o criador entregue a certificação das vacinas, a nota fiscal é o documento que comprova que estamos cumprindo as metas do Governo Federal para avançarmos no controle da doença. Já nesta campanha esperamos mudar para zona livre da aftosa com vacinação”, disse José Antônio Filho, diretor da Adapi.

A agência piauiense pretende divulgar o balanço da 2ª etapa da campanha de vacinação até o dia 20 de dezembro. Na última campanha realizada no primeiro semestre 93% do rebanho bovino foi vacinado conquistando a classificação de risco médio da febre aftosa.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano