Cais de Floriano passa por limpeza para revitalização do rio Parnaíba

16/03/2017 09h33


Fonte G1 PI

Cerca de 20 homens trabalham na retirada de lixo nas margens do rio Parnaíba, na parte do Cais do Porto de Floriano, no Sul do Piauí. O local é considerado um dos cartões postais da região. Durante a limpeza, tem se encontrado de tudo, deste garrafas de vidro e de plástico, latas, sacolas, copos descartáveis, peças de veículos e até mesmo roupas.

Basta o nível da água do rio baixar para se observar a quantidade de lixo que é jogado pelos moradores, que deveriam zelar pelo local. O secretário de Infraestrutura de Floriano, Marcony Alisson, contou que antes do carnaval a prefeitura realizou um trabalho de limpeza no local.

"As máquinas retiraram cerca de 20 caçambas de lixo, entulho e lama podre. Agora estamos fazendo um trabalho mais detalhado, que é a retirada do lixo depositado na beira do rio",
explicou.
Imagem: SECOMCais da Beira-Rio antes da limpeza(Imagem:SECOM)Cais da Beira-Rio antes da limpeza

Na época, a situação estava bem pior, as águas do Parnaíba passavam longe do cais e as margens estavam aterradas, com bancos de capins e animais. José Silva via com tristeza os bancos de lama e o mato tomando conta do rio, a ponto de encalhar o restaurante flutuante dele no cais.

"Cada ano só piora a situacão dele. Esta foi a primeira vez que o restaurante ficou totalmente encalhado, por conta da quantidade de lixo na beira do rio. A impressão que a gente tinha era de um lixão e os turistas comentando que era um descaso com o rio Parnaíba", declarou.

O secretário de infraestrutura revelou que a intenção é retirar mais 50 caçambas de lixo do cais e revitalizar o rio Parnaíba. O trabalho também deve ser feito periodicamente, principalmente na época mais seca e se estenderá a outros pontos. Ele lembrou também que é preciso a colaboração de todos.

"Mais importante que este trabalho feito pela Secretaria de Infraestrutura é a conscientização das pessoas. Porque este lixo não chegou através do rio, mas das pessoas e do abandono de ações que poderiam ter sido anteriormente. A partir do momento que não se tem fiscalizacão e zelo, os moradores entendem que isso aqui é um depósito de lixo. Mas se a gente não tiver preocupação agora, daqui a 10 anos vamos tomar banho ou navegando só no meio do rio", disse.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano