Busca Ativa: Saúde de Floriano oferta 200 testes rápidos para trabalhadores da Construção Civil

26/02/2021 14h58


Fonte Secom

A Secretaria de Saúde de Floriano volta a realizar o programa busca ativa para rastrear casos do novo coronavírus em grupos focais. Desta vez, a ação realizada durante toda a sexta-feira (26), tem como prioridade a testagem em massa dos trabalhadores da Construção Civil.

A ação começou por volta das 8h da manhã na construção de um hipermercado localizado na Avenida Dirceu Arcoverde onde foram realizados 80 testes rápidos. Ao todo, serão realizados em três grandes obras serão ofertados 200 testes. “Esses trabalhadores permanecem por meses em um espaço que mesmo sendo arejado e ao ar livre, existe contato constante. E mesmo tomando todos os cuidados sanitários, existem sempre um risco de contaminação”, disse Kívia Resende, coordenadora do Centro de Referência Gripal.

O prefeito Joel Rodrigues visitou o local da ação e destacou a importância do rastreio de novos casos para evitar uma contaminação em massa nesses ambientes. “Estamos em uma nova etapa da pandemia e ações como essa monitoram e mobilizam nossas equipes a rastrear o vírus. Importante destacar que todas as construções que nossa equipe procurou, foram bastante receptivos e ofereceram estrutura total”, afirmou Joel Rodrigues.

Neste sábado (27), a equipe do Programa Busca Ativa da Sesapi estará em Floriano para em parceria com a Secretaria de Saúde de Floriano realiza o segundo dia de rastreio, dessa vez em moto taxistas e taxistas. “O Governo do Piauí e a Sesapi, buscaram incrementar as equipes do Busca Ativa para que os casos positivos sejam isolados e todos os contatos testados, para, assim, ter um tratamento precoce e barrar o avanço da doença”, explica a coordenadora do programa e gerente de Atenção Básica da Sesapi, Dília Falcão.

Desde a implantação, foram realizados 80 mil testes rápidos, além de distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs), a serem utilizados pelas equipes da Estratégia Saúde da Família. O diagnóstico e o tratamento precoces da Covid-19 estão entre as principais estratégias adotadas pela Secretaria de Saúde de Floriano. 

Tópicos: floriano, testes, programa