Bancários aceitam proposta da Fenaban e encerram greve em Floriano

07/10/2014 15h36

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Os bancários de Floriano decidiram encerrar a greve iniciada na semana passada e retornaram ao trabalho na manhã desta terça-feira (7).

Segundo o Diretor Regional do Sindicato dos Bancários, agência de Floriano, Normando da Silva Pereira, os trabalhadores do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal aceitaram a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), feita em reunião de negociação na última sexta-feira (3), em que os banqueiros aumentaram o índice de reajuste de 7,35% para 8,5% (aumento real de 2,02%) nos salários e demais verbas salariais e de 8% para 9% (2,49% acima da inflação) para o piso da categoria.

“Ontem tivemos em Teresina a assembleia do Sindicato dos Bancários, onde resolvemos pôr fim à greve, em vista que tivemos algumas propostas, que foram satisfatórias e foi decidido o término da greve no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal”,
disse Normando da Silva.
Imagem: FlorianoNewsNormando da Silva Pereira(Imagem:FlorianoNews)Normando da Silva Pereira

Apenas os trabalhadores do Banco do Nordeste (BNB) rejeitaram a proposta feita pelos banqueiros e permanecem parados. Segundo o Sindicato dos Bancários, eles consideraram a proposta insuficiente e decidiram seguir a decisão já tomada pelos sindicatos de outros estados.

A greve iniciada na última terça (30) chegou a ter praticamente 100% de adesão nos bancos públicos e mais de 50% nos bancos privados do país. Entre as reivindicações atendidas pelos banqueiros está a inclusão de uma cláusula da Convenção Coletiva, que combate a exigência de metas abusivas, garantindo o monitoramento com "equilíbrio, respeito e forma positiva para prevenir conflitos das relações".

“Agradecemos a população que entendeu o nosso apelo, sabemos a que greve traz transtornos para todo mundo, mas este é o meio que temos de lutar e tudo ocorreu normalmente, por isso só temos a agradecer a compreensão da população e todos que colaboraram com a gente nessa luta”, encerrou o bancário.