Aumento de 20% no atendimento de pacientes com virose no Hospital de Floriano

26/08/2010 17h50

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarSol quente(Imagem:Divulgação)Sol quente
A estação mais quente do ano é marcada pelo aumento do número de casos de viroses que atacam, principalmente, a parte intestinal. Neste período, o atendimento a pacientes com febre, vômito e diarreia subiu 20%, no Hospital Regional Tibério Nunes de Floriano.

De acordo com os médicos e enfermeiros, a maioria dos pacientes são crianças e idosos. As crianças são as mais vulneráveis ao vírus por terem sistema imunológico em desenvolvimento. A faixa de 2 a 3 anos é a mais atingida. Segundo os médicos, a doença dura de quatro a cinco dias e o tratamento é feito com a ingestão de líquido e soro.

E os principais sintomas das viroses são: vômito, febre, diarréia, desidratação, abatimento, pouca saliva na boca e dores abdominais.

A doença ainda pode causar desidratação e desnutrição, devido aos vômitos e a diarréia. Por isso é preciso prevenir tendo atenção à qualidade da água consumida, evitando comer alimentos preparados na rua sem a higiene necessária, locais com aglomerações de pessoas e optar por passeios ao ar livre. Manter as mãos limpas e evitar o compartilhamento de objetos pessoais e beber muito líquido.

Mas se mesmo assim, a pessoa ficar doente, os médicos indicam o tratamento: Ingestão de soro caseiro (uma colher de chá de açúcar e uma pitada de sal), ingestão de água, além de bebidas isotônicas, sucos de maçã, à base de soja e água de coco para evitar a ocorrência da desidratação, aplicação de soro na veia (em hospitais e clinicas), analgésicos para aliviar as dores abdominais e antitérmicos para diminuir a febre.