Audiência discute instalação de estação elevatória do esgotamento sanitário no bairro São Cristóvão

10/10/2017 08h35


Fonte SECOM

Uma audiência pública na Câmara de Floriano na manhã da última segunda-feira (9), tratou sobre os impactos ambientais do esgotamento sanitário, especificamente no bairro São Cristóvão, onde foi construída uma Estação Elevatória.

Participaram da audiência o secretário de Governo James Rodrigues, representante da Codevasf, Francisco das Chagas e da Construtora Jurema, empresa responsável pela execução da obra, Aloísio Matos além dos secretários de Infraestrutura, Marcony Alisson e de Meio Ambiente, Manuela Simplício.

Imagem: SECOMAudiência discute instalação de estação elevatória do esgotamento sanitário no bairro São Cristóvão.(Imagem:SECOM)

Vereadores da bancada de oposição ao governo municipal e representantes do bairro São Cristóvão contestaram o motivo da construção de uma estação elevatória no bairro, alegando riscos de prejuízos ambientais e à saúde pública da população. Os especialistas explicaram que o local foi escolhido a partir de um estudo técnico e aprofundado da Codevasf, cuja topografia indicou o ponto exato, mais baixo, que receberá o esgoto, para de lá bombeá-lo para as lagoas de tratamento, na região da comunidade Bom Jardim, e que não haverá impactos para a população.

O secretário de Governo, James Rodrigues lembrou que em outras cidades, como é o caso de Teresina, não há qualquer problema com as estações elevatórias, próximas à população, e que as pessoas estão confundindo estação de tratamento de esgoto, com estação elevatória.

Imagem: SECOMAudiência discute instalação de estação elevatória do esgotamento sanitário no bairro São Cristóvão.(Imagem:SECOM)

James também lembrou da importância do esgotamento para Floriano, um projeto orçado em em 75 milhões de reais, que contempla a construção de estações elevatórias de esgoto e estação de tratamento de esgoto (ETE), linhas de recalque, emissários e ligações domiciliares, cuja previsão é de entrar em funcionamento, em sua primeira etapa, em no máximo um ano.

"A obra que irá beneficiar 80 mil pessoas em Floriano e iniciada pelo prefeito Joel permaneceu parada durante quatro anos, na gestão anterior, mas sua execução foi novamente autorizada, depois que ficou constatado que não houve irregularidades no projeto. A ordem de serviço foi assinada em 8 de julho de 2017”
, disse o secretário de Governo.

Imagem: SECOMAudiência discute instalação de estação elevatória do esgotamento sanitário no bairro São Cristóvão.(Imagem:SECOM)


Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano