Apae Floriano dá início a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

22/08/2022 10h32

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: Reprodução/InstagramApae Floriano dá início a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.(Imagem:Reprodução/Instagram)

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Floriano, deu início nesta segunda-feira (22), a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Uma carreata pelas principais avenidas da cidade marcou a abertura do evento, com a participação de colaboradores, alunos, pais e parceiros da instituição.

"É uma semana que todas as Apaes do Brasil se mobilizam para chamar atenção pra causa da pessoa com deficiência. A gente precisa trabalhar isso todos os dias, o Brasil é um país que tem uma lei muita completa, mas a lei não é cumprida, então a gente tem que acabar com essas barreiras que ainda hoje existem. Ainda se fala muito em preconceito, que ele é existente, se fala muito em barreiras atitudinais, a pessoa fala uma coisa, mas na sua atitude ela tem outra, principalmente em relação à pessoa com deficiência, nós vivenciamos isso todos os dias”, disse José Maria Coelho, presidente da APAE de Floriano.
Imagem: FlorianoNewsJosé Maria Coelho, presidente da APAE de Floriano.(Imagem:FlorianoNews)José Maria Coelho, presidente da APAE de Floriano.

A programação do evento segue até o dia 27 de agosto, com uma programação especial, integrando diversas atividades, palestras, cinema, mesa redonda e dia de lazer.

O objetivo é a conscientização por parte dos usuários, familiares, profissionais e a sociedade sobre as necessidades específicas para promover a inclusão social e combater o preconceito e a discriminação, além de divulgar conhecimento sobre as condições sociais das pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla, como meio de transformação da realidade, superando as barreiras que as impedem de participar coletivamente em igualdade de condições com as demais pessoas.

Durante o evento, parte da programação será realizada na sede da Apae, localizada na rua Honorato Drumond, 354, bairro Campo Velho.
Imagem: FlorianoNewsAssociação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Floriano.(Imagem:FlorianoNews)Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Floriano.

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

De 21 a 27/8 é comemorada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A data foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017 e visa ao desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.


Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano

Tópicos: semana, apae, preconceito