Alunos da Rede Municipal de Floriano são premiados em concurso de redação sobre Hanseníase

26/09/2019 09h55


Fonte SECOM

Na manhã da última quarta-feira (25), ocorreu a premiação dos alunos que participaram de uma iniciativa inédita no Piauí: o I Concurso de Redação do Morhan Piauí. A Escola Municipal Odorico Castelo Branco foi a escolhida para debater a temática da hanseníase e do enfrentamento ao preconceito, envolvendo estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O concurso, realizado em parceria com a NHE Brasil, Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, envolveu 35 alunos e buscou estimular a comunidade escolar para discussão da temática na escola e em casa sobre a situação da hanseníase no Brasil, como sua forma de contágio, tratamento e eliminação do preconceito.

“Dessa forma conseguimos fazer com essas crianças levassem o tema para dentro de suas casas, estudassem e discutissem com seus pais a respeito dos sintomas e da busca pelo tratamento”, disse a coordenadora de hanseníase municipal, Milena Portela.

Imagem: SECOMAlunos da Rede Municipal de Floriano são premiados em concurso de redação sobre Hanseníase.(Imagem:SECOM)

O concurso foi lançado no dia 21 de agosto, durante uma oficina chamada Educa Hans, voltada para os profissionais da educação da Escola Odorico Castelo Branco.

Os participantes do I Concurso de Redação sobre Hanseníase receberam certificação e premiação de 1º, 2º e 3º lugar, bem como elegeram a Garota e o Garoto Hanseníase “Preconceito Zero”. De acordo com Milena Portela, o município diagnosticou, de janeiro a agosto de 2019, um total de trinta pessoas com hanseníase.

“São iniciativas como esta que fazem a diferença sobre a quebra da estigmatização/preconceito na nossa sociedade e alertam para a busca do tratamento”, completou.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: floriano, escola, concurso