ADAPI prorroga prazo de comprovação de vacinação contra a febre aftosa

19/02/2014 16h03

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


A Agência de Defesa Animal e Vegetal (ADAPI) - Regional de Floriano, informa aos criadores que vacinaram seu gado, mas perderam o prazo da certificação, que a data para certificação do rebanho livre da febre aftosa foi prorrogada até o dia 14 de março.

De acordo com o Coordenador da ADAPI em Floriano, Emídio Gabriel, após o período de vacinação contra a Febre Aftosa os criadores terão até o dia 14 de março para comparecer a um escritório de atendimento da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI) ou a uma Unidade de Saúde Animal e Vegetal (USAV) para fazer a certificação dos animais. A certificação é o documento que comprova a vacinação do gado.

“Então que não fez a sua certificação não precisa se preocupar, pois ainda pode fazer. E eu espero que seja logo, pois deixar para fazer no último dia pode dar problema, como já aconteceu”, alertou Emídio Gabriel.

Imagem: FlorianoNewsEmídio Gabriel, Coordenador da ADAPI em Floriano.(Imagem:FlorianoNews)Emídio Gabriel, Coordenador da ADAPI em Floriano.

Mesmo o Piauí tendo alcançado, em 2013, a certificação de Estado livre da aftosa, os criadores não devem descuidar de continuar vacinando o seu rebanho, como uma forma de impedir o aparecimento da doença e alcançar 100% do gado no Estado livre da aftosa.

A expectativa Agência de Defesa Animal e Vegetal é que até maio deste ano o Piauí receba a certificação internacional de área livre da doença, o que proporcionará para o criador a exportação de seu rebanho para outros países, com a certificação de uma carne segura para o consumo.