ADAPI atinge meta de vacinação contra febre aftosa e intensifica fiscalização em Floriano

14/07/2023 11h04

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


A unidade da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI) em Floriano, representando 11 municípios da região, comemora o alcance de 95% da meta de vacinação contra a febre aftosa. O município de Floriano também obteve um índice satisfatório, atingindo 92% de cobertura vacinal. Esses números superam os requisitos exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que estabelece uma meta mínima de 90%.

Em entrevista ao Portal FlorianoNews, o diretor da ADAPI em Floriano, Cleyton Cunha, destacou o cumprimento da meta e ressaltou a importância de penalizar os criadores que não vacinaram seu rebanho bovino. A partir da próxima segunda-feira, a Adapi estará gerando um relatório e enviando a lista dos criadores inadimplentes. A partir desse momento, a fiscalização será intensificada para garantir que esses criadores cumpram com suas obrigações e vacinem seus animais.

Cunha enfatizou que a não vacinação dos animais contra a febre aftosa gera problemas não apenas para o Piauí, mas para todo o Brasil. Portanto, é fundamental que os criadores compreendam a importância dessa medida de prevenção e tomem as devidas providências para proteger o rebanho e contribuir para a sanidade animal.
Imagem: FlorianoNewsCleyton Cunha, diretor da ADAPI em Floriano(Imagem:FlorianoNews)Cleyton Cunha, diretor da ADAPI em Floriano.

O diretor da ADAPI informou que a unidade de Floriano funcionará até as 13h30 desta sexta-feira (14), último dia de prazo para a certificação da vacinação. A equipe estará disponível para receber os criadores que já vacinaram seus animais, mas ainda não realizaram o procedimento de certificação.

A fiscalização rigorosa e as medidas de penalização visam assegurar a erradicação da febre aftosa e manter o status sanitário favorável do Piauí no que diz respeito à pecuária. A ADAPI reforça a importância da cooperação dos criadores e da comunidade como um todo para garantir a saúde dos animais e a qualidade dos produtos agropecuários do estado.

A ADAPI continuará trabalhando em parceria com os criadores e demais órgãos responsáveis pela fiscalização, a fim de garantir a sanidade animal e a segurança alimentar, fortalecendo o setor agropecuário da região. A vacinação contra a febre aftosa é uma medida essencial para a proteção do rebanho e a manutenção da qualidade da produção pecuária do Piauí.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano

Tópicos: floriano, adapi, criadores