A pedido da OAB-PI, Corregedoria de Justiça solucionará situação jurisdicional de Floriano

14/05/2015 09h11


Fonte OAB-Floriano

Imagem: DivulgaçãoA pedido da OAB-PI, Corregedoria de Justiça solucionará situação jurisdicional de Floriano.(Imagem:Divulgação)

A situação da Justiça em Floriano foi assunto de reunião na manhã desta quarta-feira (13) na sede da Corregedoria Geral de Justiça do Piauí. Para discutir e propor soluções, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Willian Guimarães, esteve acompanhado de representantes da OAB de Floriano no gabinete do corregedor geral, Desembargador Sebastião Ribeiro Martins.

Na oportunidade, o presidente da Subseção da Ordem no município, José Osório, pontuou detalhadamente a problemática enfrentada no local, como a elevada demanda processual, excessiva para os dois juízes lotados no município, que respondem por mais de uma Vara.

O presidente da OAB-PI, Willian Guimarães, solicitou medidas imediatas do corregedor. “Solicitamos, dentre outros, providências quanto à demora no julgamento de processos e quanto ao número insuficiente de juízes e servidores na Comarca de Floriano, o que tem prejudicado a efetiva prestação jurisdicional no local”.

Sensível com a situação, o desembargador Sebastião Martins, acompanhado dos juízes auxiliares Max Paulo e Airton Medeiros, designou medidas para solução do problema. “Vamos lutar por Floriano, inclusive com um cargo de juiz auxiliar, imprescindível diante da demanda”.

Imagem: DivulgaçãoA pedido da OAB-PI, Corregedoria de Justiça solucionará situação jurisdicional de Floriano.(Imagem:Divulgação)

De acordo com o corregedor, em junho dois juízes, deslocados da Comarca de Aroazes e Marcos Parente, irão permutar na região, com o objetivo de colaborar com o andamento dos processos.

No último dia 06 de maio, houve uma manifestação da classe no município, que cobrava, dentre outros, celeridade nos processos e o melhor relacionamento com o Poder Judiciário.
Para José Osório, a solução irá atender em 70% a reclamação da classe que atua no município, que diariamente cobra soluções da subseção da Ordem, pois, embora haja juiz, não existe condições para atender a extensa demanda gerada por mais de uma Vara.

“Acredito que talvez não sane toda a demanda processual, mais vai amenizar. Sem dúvidas, será um grande passo. Estamos confiantes na sensibilidade do corregedor com a necessidade do município”.

Participaram da reunião ainda o tesoureiro da Subseção de Floriano, Adriano Bezerra; o presidente da Subcomissão de Direitos Humanos da OAB no município, Astrobaldo Ferreira; o presidente da Comissão de Relacionamento com o Poder Judiciário, Sigifroi Moreno; o conselheiro Seccional da OAB-PI Carlos Yury de Morais; o vice-presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Igor Cavalcanti; e o coordenador jurídico da OAB-PI, Danilo Luz.


Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano