Seleção feminina do Catar se retira de quadra após proibição do uso do hijab

24/09/2014 12h22


Fonte GloboEsporte.com

A seleção feminina de basquete do Catar se retirou de quadra antes do início da partida contra a Mongólia, válida pelos Jogos Asiáticos. O motivo foi a impossibilidade de jogar com o hijab, acessório que cobre a cabeça das jogadoras.

Imagem: ReutersSeleção feminina abandona quadra nos Jogos Asiáticos.(Imagem:Reuters)Seleção feminina abandona quadra nos Jogos Asiáticos.

Segundo Anna Jihyun You, membro do Comitê Organizador, os árbitros não receberam instruções para permitir que as jogadoras atuassem com hijab. Segundo ela, o uso de chapéus, acessórios de cabelo e joias é absolutamente proibido.

O chefe de missão do Catar, Khalil Al Jabir, reclamou da atitude dos juízes:

- Só viemos até aqui, é porque achávamos que poderíamos jogar com hijab. Ninguém nos disse que não seria permitido. Esperamos esclarecimentos - desabafou o dirigente.

Os Jogos Asiáticos reúnem quase 10 mil atletas de 45 países em mais de 35 modalidades. Em esportes como badminton, tiro e atletismo, as atletas do Catar puderam entrar em ação com o hijab na cabeça. Porém, cada federação rege sua modalidade e algumas entidades realmente não permitem o uso de acessórios.

A Federação Internacional de Basquete (FIBA) afirmou que está lançando, em forma experimental, um regulamento que permite o uso de acessórios na cabeça. Porém, essa regra só é permitida em competições nacionais.

Uma revisão completa em 2016 irá decidir se vai ocorrer uma mudança de regra permanente após os Jogos Olímpicos.

Confira as últimas notícias sobre Esportes: florianonews.com/esportes
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: hijab, acessórios, jogos