Santos, Athletico, Corinthians e Bragantino disputam uma vaga na Libertadores; simule os resultados

18/02/2021 14h56


Fonte Globoesporte.com

Além da disputa pelo título e da luta contra o rebaixamento, a reta final do Brasileirão promete muita emoção na briga por vaga na Libertadores. Com seis times já garantidos e o Grêmio praticamente classificado, restará uma vaga no G-8 para quatro candidatos: Santos, Corinthians, Athletico e Bragantino.

O Santos (53 pontos) está à frente nessa disputa, mas Athletico (50),Corinthians (49) e Bragantino (49) ainda têm chances.
Imagem: Arte/GeCorinthians, Santos, Athletico e Bragantino sonham com uma vaga no G-8.(Imagem:Arte/Ge)Corinthians, Santos, Athletico e Bragantino sonham com uma vaga no G-8.

Internacional, Flamengo, Atlético-MG, São Paulo e Fluminense já estão assegurados na Libertadores de 2021 pela classificação do Brasileirão. O Palmeiras se classificou por ter sido o campeão da Libertadores de 2020. Restam, portanto, duas vagas para o futebol brasileiro.

Palmeiras (sexto, com 56) e Grêmio (sétimo, com 56) vão decidir a Copa do Brasil. Se for campeão, o Tricolor gaúcho vai direto para a fase de grupos. Caso contrário, terá que somar pelo menos um ponto para garantir a vaga através do Brasileirão sem depender de outros resultados.

Como o campeão da Libertadores (Palmeiras) e o campeão da Copa do Brasil (Grêmio ou Palmeiras) estão, hoje, entre os sete primeiros colocados, o então G-6 é atualmente G-7 e deve virar G-8. E a disputa pela última vaga promete.

Veja a pontuação e a tabela de cada concorrente:

  • Santos (53 pontos): Fluminense (C) e Bahia (F)
  • Athletico (50 pontos): Grêmio (F) e Sport (C)
  • Corinthians (49 pontos): Vasco (C) e Internacional (F)
  • Bragantino (49 pontos): Goiás (F) e Grêmio (C)
O que cada um precisa fazer:
  • O Santos garante a vaga com uma vitória e um empate nos dois jogos que restam (Fluminense e Bahia).
  • O Athletico precisa ganhar do Grêmio e do Sport e secar o Peixe.
  • O Corinthians encara Vasco e Internacional e depende de uma combinação de resultados.
  • O Bragantino corre por fora nessa disputa. Precisa vencer os dois jogos que restam e contar com tropeços de Santos, Athletico e Corinthians.
Chances

Segundo o setor de estatística da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Grêmio tem 98,1% de chance de ficar com a vaga na Libertadores. Na briga pelo G-8, o Santos tem larga vantagem em relação aos concorrentes diretos. Veja os números:
  • Grêmio: 98,1%
  • Santos: 77,2%
  • Athletico: 17,9%
  • Corinthians: 4,5%
  • Bragantino: 2,3%
Fase de grupos ou pré-Libertadores?

Internacional (líder), Flamengo (vice-líder) e Palmeiras (campeão da Libertadores) já estão garantidos diretamente na fase de grupos.

O campeão da Copa do Brasil também vai para a fase de grupos. Se o Grêmio ganhar, ele será o beneficiado. Já se o Palmeiras conquistar a Copa do Brasil, a vaga na fase de grupos passaria para o quinto colocado do Brasileirão. Hoje, o Fluminense.

As outras duas vagas diretas para a fase de grupos serão do terceiro e do quarto colocados (atualmente Atlético-MG e São Paulo, respectivamente). Para não depender do resultado da Copa do Brasil, Galo (62 pontos), São Paulo (62) e Flu (60) vão brigar por uma vaga no G-4 nesta reta final.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: grupos, vaga, libertadores