River-PI x América-RN tem cenas de violência com torcedor espancado, tiros e correria

10/02/2020 08h30


Fonte Globoesporte.com

Imagem: GloboEsporte.comRiver-PI x América-RN(Imagem:GloboEsporte.com)River-PI x América-RN

River-PI e América-RN, duelo pela terceira rodada da Copa do Nordeste, terminou em confusão generalizada no Albertão, em Teresina. Torcidas organizadas dos dois clubes se envolveram em pancadaria dentro e fora do estádio. Imagens gravadas por torcedores registraram o momento em que homens espancam com chutes, socos e barras de ferro uma pessoa não identificada no setor das cadeiras do Albertão. Veja o vídeo.

Armados com pau, homens com camisa da organizada do América-RN chegaram a invadir o gramado depois da partida e foram em direção ao vestiário do time. Torcedores do clube potiguar foram levados à Central de Flagrantes. O número não foi oficialmente divulgado pela Polícia Militar. A saída dos jogadores dos dois times foi escoltada pela PM.

Durante o jogo, ainda no segundo tempo, fogos de artifício foram lançados dentro do estádio. Segundo o comandante de policiamento do 8º Batalhão da Polícia Militar, major Wilton, esse fato originou a briga entre as torcidas.

- Durante o segundo tempo de jogo, alguém da torcida do River-PI, nós vimos claramente, disparou um foguete contra a torcida do América-RN. Nós constatamos, reforcei o policiamento para dar segurança à torcida do América-RN. Conversei com os representantes da torcida do América-RN e pedi para eles se ausentarem do estádio faltando cinco minutos por questões de segurança. Eu peguei quatro policiais e conduzi eles para o quartel da CIPTRAN, para que pudessem pegar seus veículos e irem para casa
- relatou o comandante, acrescentando:

- Quando eu cheguei nas imediações, constatei aproximadamente 30 torcedores do River-PI, acredito, com pau e pedras, que começaram a jogar pedra nos policiais e nos torcedores do América-RN. Prontamente saquei a arma e efetuei alguns disparos, inclusive fui atingido por uma pedra no dedo, e eu com arma na mão fiz alguns para cima, para conter a torcida do River-PI que estava sem camisa, e atacou objetos. Isso foi o que eu constatei.

- Vou constar em meu relatório e pedir providências. Acredito que o Piauí tem torcedores e acredito que os do River-PI são educados, mas constatei isso. Eu tenho 33 anos de polícia, sou major, comando o 8º Batalhão e digo que, na minha pouca vivência, nunca tinha visto uma cena dessa. Uma cena de vandalismo. Mal-educados. Se eu não tivesse feito os disparos, com certeza, teriam policiais militares mortos e teriam policiais militares feridos. Isso diante do que eu vi - comentou o comandante da PM.

No fim do jogo, as torcidas dos dois times entraram novamente em confronto. Muitos torcedores correram desesperados para dentro do gramado do estádio Albertão. Balas de borracha foram atiradas em direção ao setor das cadeiras, local onde a briga iniciou.

Do lado de fora do estádio Albertão, após o fim da partida, mais briga e correria. Pedras foram arremessadas e dezenas de pessoas correram de volta ao estádio. Mulheres e crianças começaram a chorar e ficaram desesperados em cenas de horror. Veja vídeo.

No jogo, o América-RN venceu o River-PI, de virada, por 3 a 2. Érico Júnior abriu o placar para o Galo, de pênalti. Ainda no primeiro tempo, veio a virada. No começo do segundo tempo, Rômulo ampliou para o time potiguar. Romário, de cabeça, descontou. Foi a primeira derrota do Tricolor do Piauí no Nordestão.

A Federação de Futebol do Piauí (FFP) informou que irá comentar as cenas de violência no estádio Albertão nesta segunda-feira. River-PI e América-RN voltam a se enfrentar pela segunda fase da Copa do Brasil. Data e horários do confronto ainda não foram divulgados pela CBF.

Confira as últimas notícias sobre Esportes: florianonews.com/esportes
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: policiais, torcida, river