Real Madrid anuncia a demissão do técnico Xabi Alonso; Arbeloa será o novo comandante
12/01/2026 17h50Fonte Globo esportes
Imagem: Getty Images

O Real Madrid anunciou nesta segunda-feira a demissão do técnico Xabi Alonso. O comandante espanhol não resistiu no cargo após a derrota para o Barcelona na final da Supercopa da Espanha, no último domingo. Ex-jogador e ídolo do clube, Xabi Alonso havia sido contratado no começo da temporada para substituir Carlo Ancelotti, mas durou menos de oito meses na função. O novo comandante da equipe será Álvaro Arbeloa, ex-lateral que estava no comando do Real Madrid Castilla.
Arbeloa, de 42 anos, trabalha na base do clube desde 2020, com passagens vitoriosa por equipes infantis e juvenis. Ele chegou ao comando do time B do Real em junho do ano passado, e logo se tornou um candidato a futuro comandante da equipe profissional. Como jogador, o ex-lateral atuou por sete temporadas com a camisa do clube.
- O Real Madrid anuncia que, em comum acordo entre o clube e Xabi Alonso, foi decidido encerrar seu ciclo como treinador da equipe principal. Xabi Alonso sempre terá o carinho e a admiração de todos os torcedores do Real Madrid, pois ele é uma lenda do clube e sempre representou os valores do Real Madrid. O Real Madrid sempre será a sua casa. O nosso clube agradece a Xabi Alonso e a toda a sua equipa técnica pelo trabalho e dedicação durante este período e deseja muita sorte nesta nova etapa das suas vidas - disse o Real Madrid em comunicado.
Xabi Alonso, que tinha contrato até junho de 2028, deixa o Real Madrid depois de 34 partidas, com 24 vitórias, seis derrotas e quatro empates - 72 gols marcados e 38 sofridos. O Real Madrid está na segunda colocação de LaLiga, quatro pontos atrás do rival Barcelona, e na sétima colocação da fase de liga da Champions League, na zona de classificação direta para as oitavas de final.
O espanhol foi contratado pelo Real Madrid antes da disputa da Copa do Mundo de Clubes, escolhido como substituto de Carlo Ancelotti, que encerrou seu ciclo em Madri e rumou para a seleção brasileira. O ex-meia chegou com muita expectativa depois de um trabalho histórico no Bayer Leverkusen, a quem levou à conquista de um inédito título alemão. Entretanto, Alonso encontrou muita dificuldade em um período de mudanças no Real Madrid.
A primeira competição oficial terminou de forma traumática, com o Real Madrid eliminado nas semifinais da Copa do Mundo de Clubes após uma goleada do PSG. Uma dura derrota para o Atlético de Madrid, por 5 a 2, no primeiro clássico no Campeonato Espanhol, também foi outro golpe no trabalho do jovem técnico. Xabi ganhou força após vencer o clássico contra o Barcelona, em outubro, mas começou a balançar no cargo diante de uma má sequência entre novembro e dezembro.
A gestão do elenco também se tornou um problema para o comandante, que viu suas decisões questionadas pela torcida, pela imprensa e até mesmo por alguns jogadores em diversos momentos. Foi neste cenário que a demissão do treinador ocorreu após a primeira derrota do time em 2026, logo após uma sequência de cinco vitórias.
Veja mais notícias sobre Esportes, clique em florianonews.com/esportes












