Pensador, decisivo e capitão, Paquetá assume protagonismo em retorno à Seleção: "Fiz meu papel"

28/03/2024 11h21


Fonte ge

Gol no último minuto, faixa de capitão, versatilidade para atuar em quatro funções e protagonismo.

Pela performance na Data Fifa de março, é difícil dizer quem sentiu mais saudade: Lucas Paquetá da Seleção ou o contrário. O reencontro foi determinante para que no início da era Dorival Júnior o Brasil fosse capaz de conquistar bons resultados contra Inglaterra e Espanha.Ausente das seis primeiras rodadas da caminhada rumo a Copa de 2026 por conta da investigação ainda em curso por parte da Federação Inglesa sobre envolvimento em irregularidades em apostas esportivas, o meia do West Ham foi a principal cabeça pensante do Brasil tanto em Wembley quanto no Bernabéu. Atuações que deixam a sensação de dever cumprido para quem sofreu à distância com o pior início da Seleção na história das eliminatórias.
Imagem: Pedro Martins / Foto FCLucas Paquetá comemora gol contra a Espanha.(Imagem:Pedro Martins / Foto FC)Lucas Paquetá comemora gol contra a Espanha.

"Fico feliz por ter retornado, de ter feito meu papel, meu sonho sempre foi estar aqui. Trabalho muito no meu clube para isso. Eu assisti todos os jogos (quando estava fora), confesso que torci muito, fiquei de casa com a minha família torcendo pelos meus companheiros".

Autor do gol de pênalti que garantiu o 3 a 3 com os espanhóis já nos acréscimos, Paquetá passeou por todo o setor ofensivo nas tentativas de Dorival Júnior de ajustar uma equipe que não fez um bom primeiro tempo. Começou como meia-armador, desceu para segundo volante, foi aberto na esquerda e, por fim, na direita.

- Acho que você tocou num ponto que a gente discutiu muito depois do jogo. A gente sabia que não seria um jogo fácil, a gente teve facilidade no início contra a Inglaterra e hoje a gente teve dificuldade nesse início. Vale a inteligência de todos de entender o momento do jogo. O professor também foi muito bem no intervalo quando nos esclareceu algumas coisas que não estavam dando certo dentro de campo. E o espírito nosso mais uma vez, de união, prevaleceu. Infelizmente, a gente não conseguiu a vitória, que era o objetivo, mas foi um empate com muita entrega

Paquetá indicou quais ajustes pedidos por Dorival que fizeram com que o Brasil equilibrasse a partida na volta do intervalo. O segundo tempo reservou ainda um momento especial para o meia, quando herdou a faixa de capitão de Vini Jr.
Imagem: Pedro Martins / Foto FCPaquetá cobra pênalti para empatar partida com a Espanha no último lance.(Imagem:Pedro Martins / Foto FC)Paquetá cobra pênalti para empatar partida com a Espanha no último lance.

- Ajustes de marcação, de subir a linha, de pegar o homem a homem, de pressionar mais. Eles tocam muito bem a bola, só que a gente tinha que botar um pouco mais de pressão para recuperar

A alternância de funções é algo que Paquetá está acostumado a viver com Dorival Júnior desde os tempos de Flamengo em 2018. Na ocasião, foi volante, meia e atacante nas últimas rodadas do Brasileirão.

- É algo que venho fazendo ao longo da minha carreira, e o professor Dorival sabia que poderia me usar em outras situações. Ele me conhece muito bem, fico feliz de poder ter ajudado da maneira que foi, uma hora de ponta esquerda, outra hora de ponta direita, rodando bastante dentro do campo. Mas objetivo principal sempre é ajudar a seleção brasileira sempre.

Protagonista desta Data Fifa, Paquetá retorna agora ao West Ham para a reta final da Premier League e aguarda um parecer da Federação Inglesa sobre sua investigação. Caso seja inocentado ou o processo siga sem conclusão, é nome certo na lista de Dorival Júnior para a Copa América, que será divulgara em meados de maio.

Veja mais notícias sobre Esportes, clique em florianonews.com/esportes