Mentor de Rafaela Silva, Flávio Canto sai em defesa da atleta: "Que a justiça seja feita"

25/01/2020 11h08


Fonte Globoesporte.com

Imagem: João GabrielRafaela Silva e Flávio Canto durante coletiva sobre o caso de doping em 2019(Imagem:João Gabriel)Rafaela Silva e Flávio Canto durante coletiva sobre o caso de doping em 2019

Criador do Instituto Reação, o projeto social que revelou Rafaela Silva, Flávio Canto confia na inocência da atleta. Na madrugada deste sábado, pouco depois da notícia da suspensão de dois anos da campeã olímpica, o ex-judoca saiu em defesa da carioca, que pode perder os Jogos Olímpicos de Tóquio, caso não consiga reverter judicialmente a punição.

- Que essa história seja só mais um capítulo de superação na sua trajetória. Que a justiça seja feita e te devolvam, a tempo, o sonho de buscar sua segunda medalha olímpica - escreveu Flávio Canto em uma rede social.

Após ser notificada pela Federação Internacional de Judô (FIJ), Rafaela procurou o advogado Marcelo Franklin. O profissional será o responsável por entrar com recurso no CAS (Corte Arbitral do Esporte), que é a última instância do direito desportivo mundial.

Rafaela Silva foi pega no exame antidoping durante os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, em agosto de 2019. A PanAm Sports, que organiza essa competição, decidiu tirar a medalha de ouro da judoca, que foi conquistada na categoria leva (-57kg).

No início de novembro, a carioca anunciou que entraria em uma suspensão voluntária. O exame acusou a presença de fenoterol, a mesma substância com a qual Etiene Medeiros foi flagrada, em junho de 2016. A nadadora acabou inocentada na ocasião.

Esse ativo tem efeito broncodilatador e costuma ser usado em tratamento de doenças respiratórias, como a asma. A substância causa aumento de performance, uma vez que permite melhor troca gasosa entre o sangue e o pulmão.

Confira as últimas notícias sobre Esportes: florianonews.com/esportes
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: defesa, flávio, rafaela