Longe da disputa do Brasileirão, Flamengo encara líder, posto que não ocupa há 97 rodadas

01/09/2023 10h14


Fonte ge

Imagem: Fred GomesFlamengo corrente antes do jogo contra o Internacional Campeonato Brasileiro.(Imagem:Fred Gomes)Flamengo corrente antes do jogo contra o Internacional Campeonato Brasileiro.

O Flamengo não lidera o Campeonato Brasileiro desde a 38ª rodada da edição de 2020, quando foi campeão mesmo com derrota para o São Paulo, no Morumbi. Desde então, o clube não ocupa a posição e sequer chegou na reta final em condições de disputar o título.

Já são 97 rodadas sem liderar o Brasileirão e vai ultrapassar a marca de 100 em breve. O forte investimento e o elenco multicampeão fazem o Flamengo iniciar a temporada como candidato ao título, mas nesse momento está a 15 pontos do líder Botafogo, adversário deste sábado, no Nilton Santos.

No ano passado, o Flamengo terminou o Brasileirão na quinta colocação, a 19 pontos do campeão Palmeiras. A maior distância do clube para o primeiro colocado desde a conquista do título de 2020.
Imagem: Espião Estatístico (João Guerra)Distância do Flamengo para o líder do Brasileirão a partir de 2021.(Imagem:Espião Estatístico (João Guerra))

No título em 2020, o Flamengo só assumiu a liderança ao fim da penúltima rodada. Na 30ª rodada, ainda ocupava o quarto lugar com 52 pontos. Para chegar até a taça, foram seis vitórias, um empate e duas derrotas no período. Gabigol comandou a arrancada: marcou sete vezes e deu duas assistências.

Em 2021, o Flamengo foi vice-campeão, mas a 13 pontos do campeão Atlético-MG. A temporada de 2022 pode ser considerada a mais decepcionante em relação ao Brasileirão no período. Com o time formado especialmente para a competição, o Flamengo de Dorival Júnior terminou na quinta colocação com 62 pontos, 19 atrás do líder Palmeiras.

A colocação em 2022 foi a pior posição desde 2017, quando ficou em sexto. As conquistas da Copa do Brasil e da Libertadores, porém, diminuíram um pouco o peso da decepção no nacional. Agora, em 2023, o Flamengo está distante do título brasileiro e terá a final da Copa do Brasil para aliviar uma temporada conturbada e marcada por vices (Supercopa, Recopa e Carioca), além da eliminação precoce no Mundial e nas oitavas da Libertadores.


Tópicos: flamengo, rodada, temporada