Flamengo terá nove campos no Ninho até o fim do ano e mais três para 2024

27/10/2023 14h38


Fonte ge

O Flamengo investiu quase R$ 1 bilhão em contratações desde 2019 e, para acompanhar o investimento, transformou o Centro de Treinamento do Ninho do Urubu em referência. O local passará a contar com pelo menos 12 campos até o fim de 2024. Neste processo, as categorias de base receberam uma atenção especial.

Uma parte das obras no CT se encerra em dezembro com as entregas dos campos 4, 5 e 6. Então, o foco será na finalização do Campo 10, também projeto de um miniestádio de grama sintética com capacidade para duas mil pessoas - com o objetivo de ter a autorização da CBF para receber jogos das categorias de base no masculino e do time profissional no feminino.
Imagem: DivulgaçãoConfira a maquete do miniestádio que o Flamengo pretende construir na entrada do Ninho.(Imagem:Divulgação)Confira a maquete do miniestádio que o Flamengo pretende construir na entrada do Ninho.

O Flamengo encerrará o ano com nove campos à disposição para treinamento no Ninho. A equipe profissional ocupa preferencialmente os campos 1, 2 e 3. Já os campos 4, 5 e 6 ficam destinados à base. Somente o campo 2 é gramado híbrido, assim como o Maracanã. Os campos 7, 8 e 9 possuem metragem reduzida e são de grama sintética.

Os outros dois campos (11 e 12) estão projetados para serem construídos no terreno vizinho ao CT que foi adquirido recentemente pelo clube. O local tem exatamente 19.348 m² e foi comprado à vista por R$ 8,1 milhões. A previsão é que sejam entregues até o fim de 2024.
Imagem: Reprodução  No círculo vermelho, área de cerca de 20 mil quadrados que o Flamengo comprou recentemente. Em amarelo, uma das negociações.(Imagem:Reprodução ) No círculo vermelho, área de cerca de 20 mil quadrados que o Flamengo comprou recentemente. Em amarelo, uma das negociações.

O clube conseguiu antecipar a entrega de boa parte das obras, mas o Campo 10 segue o planejamento inicial. As obras estão em andamento e a preparação do terreno, a canalização e o recolhimento de água já estão sendo feitos. Esses passos se referem à construção do gramado, que será finalizada nos próximos meses. A estrutura da arquibancada tem previsão somente para dezembro de 2024.
Imagem: Foto 1: Figura 1: imagem ampliada da obra ? Foto 2 Estado atual da obra no Campo 10, o miniestádio, no Ninho do Urubu.(Imagem:Foto 1: Figura 1: imagem ampliada da obra ? Foto 2) Estado atual da obra no Campo 10, o miniestádio, no Ninho do Urubu.

O miniestádio terá dimensões oficiais, arquibancada e três vestiários, além de estrutura para arbitragem. O objetivo é que todas as categorias possam usufruir deste campo, e a escolha do gramado sintético foi justamente para reduzir os futuros desgastes.
O DNA rubro-negro

Foi feito um projeto especial para o paisagismo e urbanização em prol de uma nova identidade visual. Os muros na entrada principal já foram cercados de imagens que remetem aos ídolos do clube e mostram as recentes conquistas.

No CT da base, a entrada também passou por uma mudança. O painel com a famosa frase "Craque o Flamengo faz em casa" foi erguido com as imagens de Juan, Júlio César, Lucas Paquetá, Vinicius Júnior e Reinier - todos jogadores revelados pelo clube carioca.

Parte da reforma teve o objetivo de evidenciar o DNA rubro-negro através das paredes. A ideia de que "as paredes falam" foi a premissa para as mudanças. Um estudo feito pela psicóloga que acompanha as categorias de base identificou o que precisava ser feito em cada local. Na academia, por exemplo, frases de incentivo. No departamento médico, foram utilizados temas como resiliência e superação.
Imagem: Foto 1: Figura 1: academia da base do Flamengo ? F Algumas frases de superação e resiliência nas paredes do CT.(Imagem:Foto 1: Figura 1: academia da base do Flamengo ? F) Algumas frases de superação e resiliência nas paredes do CT.

Há 24 quartos disponíveis para concentração no CT da base. Cada um deles abriga dois atletas. Nos corredores, imagens de conquistas rubro-negras são expostas em quadros. No caminho até os quartos, há frases, uma foto em quebra-cabeça e "#GarotosDoNinho" escrito na parede.
Imagem: Letícia Marques / ge  Frases escritas na parede a caminho dos quartos no CT do Flamengo.(Imagem:Letícia Marques / ge ) Frases escritas na parede a caminho dos quartos no CT do Flamengo.

Melhorias na base: duas academias e um centro de fisiologia

O CT da base agora conta com duas academias com equipamentos de última geração. Uma delas tem um laboratório de fisiologia para acompanhamento diário dos atletas. Há também uma piscina, além de uma pista externa para medir velocidade e outros movimentos. A pista controlada tem grama sintética, câmeras e medidores de velocidades.

Tópicos: clube, base, campos