FIFA estuda alterar formato da Copa do Mundo, mantendo 4 seleções por grupo

14/03/2023 15h23


Fonte meionorte.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarNova edição da Copa do Mundo terá 48 participantes(Imagem:Divulgação)Nova edição da Copa do Mundo terá 48 participantes

Pouco tempo depois da Copa do Mundo do Catar, a FIFA já trabalha novas mudanças para a próxima edição, em 2026, a ser disputada nos Estados Unidos, México e Catar. Agora com 48 seleções, a entidade se reunirá nesta terça-feira, em Kigali, capital da Ruanda, para definir a mudança no formato da competição.

Anteriormente, a proposta seria de 16 grupos com três seleções cada. A ideia de voltar atrás na decisão se dá pelo fato da entidade notar que diversas equipes foram eliminadas com apenas dois jogos e que as altas possibilidades de empates poderiam beneficiar algumas seleções rivais na classificação.

Desta vez, de acordo com a emissora argentina TyC Sports, a edição deve passar a ter 12 grupos, compostos por quatro países. Assim, se classificariam os dois melhores de cada e os oito melhores terceiros colocados, formando um mata-mata com 32 participantes.

Além do aumento de sete para oito partidas, outra novidade é que o número de jogos disputados também aumentaria: de 80 - como seria com o formato de três grupos - para 104. A duração do torneio sofreria mudança, sendo estendida para 40 dias.

Tópicos: grupos, fifa, sele??es