Estudantes da rede estadual do Piauí celebram conquistas nos Jogos da Juventude

06/09/2023 15h19


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoO Piauí conta, até o momento, com seis medalhas, sendo três de ouro, dois de prata e uma de bronze.(Imagem:Divulgação)O Piauí conta, até o momento, com seis medalhas, sendo três de ouro, dois de prata e uma de bronze.

Os estudantes da rede estadual da Educação do Piauí vêm alcançando destaques para o estado, por meio da etapa nacional dos Jogos da Juventude (JUV), realizado entre os dias 1º e 16 de setembro, em Ribeirão Preto (SP). Na 9ª posição do ranking de estados medalhistas na competição, o Piauí conta, até o momento, com seis medalhas, sendo três de ouro, dois de prata e uma de bronze. Esse ano, 82 estudantes da rede estadual estão representando o Piauí nos Jogos da Juventude.

O maior destaque foi na modalidade Badminton com o estudante da Unidade Escolar Nossa Senhora da Paz, localizada em Teresina, Klerton Zaidan, de 17 anos. O jovem conquistou duas medalhas de ouro (individual e duplas) e uma de bronze (duplas mistas) no recente campeonato. O atleta já soma cinco títulos nos Jogos da Juventude, tendo conquistado três medalhas douradas no ano passado, em Aracaju (SE).

“Estou imensamente feliz com o meu desempenho nos Jogos da Juventude. É muito gratificante representar o meu estado e ter colocado o Piauí no top 10 do quadro de medalhas e mostrar a força do badminton no nosso estado. Esse é o último ano que participo dos jogos e o meu sentimento é de dever cumprido”, disse Klerton.

Maria Clara, estudante da Unidade Escolar Nossa Senhora da Paz, também se destacou na competição. “É muito gratificante trazer medalha e representar bem meu estado com duas medalhas, sendo uma de prata, no individual, e outra de bronze na dupla mista. Essa foi minha última competição nos jogos da juventude e estou saindo com muito orgulho e felicidade de ter representado bem o badminton do Piauí”, afirma a adolescente.

Pela modalidade esportiva de atletismo, o estudante Benedito Lima Neto, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Maria Antonieta, localizado no município de Valença do Piauí, conquistou medalha de prata na prova de pentatlo. “Foi um grande trabalho de preparação em questão de técnica. Eu devo essa conquista também aos meus treinadores que me apresentaram o atletismo e, desde então, estiveram me apoiando e me auxiliando”, disse Benedito.

As competições ocorrem em 17 instalações esportivas da cidade de Ribeirão Preto, reunindo mais de 4 mil jovens atletas, de até 17 anos, que representam as delegações de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Neste ano o campeonato conta com 18 modalidades esportivas: águas abertas, atletismo, badminton, basquete, ciclismo, esgrima, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, vôlei de praia, voleibol e wrestling.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira comemorou o destaque que os jovens vêm alcançando nas competições esportivas. “Sempre acreditamos que os nossos estudantes podem ir muito longe, seja através de competições esportivas, seja por classificação em olimpíadas do conhecimento, aprovações para o ensino Superior, dentre outras. Estamos cada vez mais orgulhosos desses jovens, que têm nos provado a cada dia serem os grandes protagonistas do nosso estado”, declarou o secretário.

Sobre os Jogos da Juventude

Considerado o maior evento esportivo do país, os Jogos da Juventude (JUV) é um evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil, que oferece suporte para as modalidades olímpicas por meio de ações em prol da formação de atletas jovens e profissionais do esporte. Desde 2000 os jogos reúnem anualmente mais de 4.500 atletas com até 17 anos oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país. Mais de 2 milhões de estudantes das 27 unidades federativas (26 estados e o Distrito Federal) participam das etapas classificatórias.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: estado, jogos, juventude