Especiais do primeiro dia do Piauí Rally Cup têm quedas, percurso e hegemonia de Piauí e Ceará
01/11/2025 20h53Fonte Ascom
Imagem: Márcia Cristina
Especiais do primeiro dia do Piauí Rally Cup têm quedas, percurso técnico e hegemonia de Piauí e Ceará.
Especiais do primeiro dia do Piauí Rally Cup têm quedas, percurso técnico e hegemonia de Piauí e Ceará.Na manhã deste 1º de novembro, começou para valer o Piauí Rally Cup 2025, pela primeira vez homologado como Campeonato Piauiense de Rally de Velocidade, para as categorias moto, quadriciclo, UTV e carro 4x4. Com a participação de 45 competidores de quatro estados do país, o circuito de 61 km está acontecendo na Usina COMVAP, que fica na Fazenda Meruoca, na zona Rural do município de União, a 33 km de Teresina.
Logo no começo, alguns pilotos de moto e de quadriciclo tiveram alguns problemas com quebra de equipamento ou quedas, nada grave, e foram prontamente atendidos pelas equipes de resgate na trilha e depois passaram por avaliação pelas equipes de ambulância. Isso porque a direção de prova, conforme já havia informado no briefing técnico, montou um circuito com alguns trechos sinuosos, muitas curvas fechadas e a trilha estava encharcada em alguns pontos devido à chuva do início da manhã deste sábado.
Imagem: Márcia Cristina

Às 9 horas, os competidores largaram para a volta de reconhecimento e, posteriormente, começaram as especiais (duas para cada competidor), valendo o tempo cumulativo para o campeonato, que terá mais duas especiais neste domingo, a partir de 9 horas da manhã. O somatório dos dois dias com os menores tempos definirá os campeões piauienses. No final da 1ª e 2ª especial, as disputas transcorreram com normalidade.
Nas motos, o piloto de Teresina, Lauro Rodolpho Lopes, que largou na frente por fazer o melhor tempo no prólogo, na sexta-feira, venceu a 1ª especial, seguido por Gilmar Cipriano também de Teresina. Em terceiro, está o piloto também do Piauí, Thiago Amorim. Nos quadriciclos, só deu pilotos de Fortaleza (CE). Giovani Castro lidera. Ele venceu a 1ª especial e ficou em 2º lugar na especial 2. Felipe Viana venceu a 2ª especial e está em segundo no acumulado do dia. Em terceiro lugar, Jeferson Nobre.
Imagem: Márcia Cristina

Nos UTVs, a disputa está assim: na 1ª especial, venceu a dupla Diogo Mesquita, de Fortaleza, e seu navegador Arthur Carvalho, de São Luís, Maranhão, pela categoria UTV Dupla Pró. Em 2º lugar, venceu a dupla de Fortaleza, Rufino Neto e Renan Félix. Com o 3º melhor tempo, ficou Alfeu Castro e Fábio Machado, também de Fortaleza. Na 2ª especial, venceu Leonardo Beleza, de Fortaleza, na categoria Pró (sem navegador). Em segundo, ficou Diogo Mesquita e Arthur Carvalho, que agora lideram no acumulado, seguidos da dupla Rufino Neto e Renan Félix, e em terceiro, Leonardo Beleza.
Imagem: Márcia Cristina

Nos carros 4x4, João Gutemberg, da cidade de Fronteiras, no extremo sul do Piauí, está na frente no acumulado, após vencer as duas especiais com sua Mitsubishi L-200 Triton. Em 2º lugar, está o piloto Fernando Oliveira, de Teresina, e em 3º lugar, o piloto piauiense Isaac Aguiar.
O bicampeão brasileiro de Rally Raid (velocidade) de quadriciclo (2023 e 2025), Hélio Pessoa, de Fortaleza, categoria Pró, da equipe Fith Avenue Racing, ao desviar de uma poça de lama na 1ª especial, perdeu o controle do veículo e, ao cair, bateu com o capacete em uma pedra, chegando a desmaiar. O resgate médico em trilha informou que ele teve uma leve concussão e resolveu desistir da etapa. Hélio, que também é o atual campeão brasileiro de enduro de regularidade e tricampeão cearense de enduro de regularidade, havia dito antes da largada que o percurso da prova tem trechos travados e técnicos que iriam exigir atenção de todos os competidores.
Imagem: Márcia Cristina

“Minha intenção era terminar a prova, mas ainda estou tentando me recuperar da queda. Dessa vez não deu. No rally, existe sorte, azar, preparo físico e um bom equipamento. O ideal é ter a meta de terminar, mas faltou um pouco de sorte”, disse o piloto.
O estreante nas motos, piloto do município de Bom Jesus, no Sul do Piauí, Kléciton Nogueira, teve os dois pneus furados e problema na roda dianteira, ainda na volta de reconhecimento. Após ser resgatado, tratou de fazer o reparo para largar na 2ª especial deste sábado e conseguiu, ficando em 4º lugar. Em seu primeiro Rally oficial, ele já mostrou que no off-road, a coragem e a persistência são fundamentais.
Imagem: Márcia Cristina

O Piauí Rally Cup tem patrocínio do Colchão Onix, Secretaria de Turismo do Piauí – Setur, Sistema de Incentivo Estadual do Turismo – SIETUR, Velho Monge Cam-am. Apoio: Grupo Olho D’Água. Supervisão: CBM, FMP, CBA e FAEPI. Realização: Prime. Produção: Lado B Criativo. Agência oficial: KNOTS. Acesse nosso site e redes sociais: @piauirallycup












