Diego vive "sonho" no Mundial e se emociona: "Não acredito que competi"

03/10/2014 13h19


Fonte GloboEsporte.com

Imagem: Ricardo BufolinClique para ampliarDiego Hypolito passou por um turbilhão de emoções em Nanning.(Imagem:Ricardo Bufolin)Diego Hypolito passou por um turbilhão de emoções em Nanning.
Diego Hypolito subiu no ônibus rumo ao ginásio Guangxi pronto para se posicionar na arquibancada e torcer por seus companheiros de equipe. Apenas chegando ao palco do Mundial de ginástica artística de Nanning o bicampeão mundial do solo recebeu a notícia: teria de substituir o amigo Caio Souza, que teve uma lesão no pé. Depois de dias vivendo a angústia de ser reserva, o ginasta voltou a viver um turbilhão de emoções nesta sexta-feira. Um roteiro improvável, com uma convocação de última hora e uma exibição de gala no solo, a melhor dele desde a criação do atual código de pontuação, em 2008.

- Sabe aquele dia que parece um sonho? Não estou acreditando que estou competindo (risos). Não sei explicar. Eu estava muito decepcionado comigo mesmo por não ter nível técnico para participar da equipe titular e não por não ter me esforçado, mas não estava no mesmo nível técnico da equipe. Isso aqui é meu sonho. Se eu não consigo, existe uma frustração muito grande. Não porque eu não quero que os meninos estejam na seleção, muito pelo contrário. Todos querem estar na seleção. Quando não está, claro que fica triste. Ainda não acredito que competi. A sensação é igual ao do meu primeiro Mundial, de 2002, que era uma novidade, uma surpresa. Agradeço a Deus por estar aqui, porque foi muito difícil. Estava sem esperanças de competir. Só soube poucas horas antes da competição. Temos de dar muita força ao Caio, que se esforçou tanto quantos os outros ginastas. Ele é o menino mais dedicado que conheço. Vou torcer muito para que ele se recupere o mais rápido possível, porque é um menino muito talentoso - disse Deigo, contendo as lágrimas nos olhos.

A emoção deu o tom das apresentações de Diego, que por vezes falava consigo mesmo, por vezes se concentrava em silêncio e quase sempre gritava para incentivar os companheiros de equipe. Ele acredita que poderia ter se saído melhor no salto. Também não fez grandes séries nas barras paralelas, na barra fixa ou no cavalo com alças. No solo, por outro lado, Diego impressionou até a si mesmo. A nota de 15,900 o colocou como um forte candidato ao pódio do aparelho.

- Agora quero viver esse momento e sonhar muito com essa final por equipes, algo inédito. Estou muito contento por meu resultado do solo. Não esperava tirar uma nota tão alta. É minha nota mais alta desse código de pontuação. Não é uma nota tão longe do Kenzo (Shirai, japonês), é o que me surpreende muito. Não achava que eu tinha chance nenhuma perto das notas que ele tira. É ter pés no chão e pensar no objetivo principal, que é a final por equipes - disse Diego.

Imagem: Ricardo Bufolin/CBGClique para ampliarDiego Hypolito vibrou com a apresentação do solo em Nanning.(Imagem:Ricardo Bufolin/CBG)Diego Hypolito vibrou com a apresentação do solo em Nanning.
O ginasta contou que quase chorou antes de começar a disputa do seu décimo Mundial. Foi esse nervosismo que o atrapalhou no salto.

- Estava muito emocionado antes de competir. Estava com vontade de chorar. Isso é algo positivo. Consegui esquecer todos os problemas e pensar que eu estava competindo. Eu não podia me mostrar abatido para acabar atrapalhando a equipe. Foi muito diferente. Nem senti muito que era uma competição, estava meio desnorteado que estava competindo o Mundial. Quando entrei no salto estava muito nervoso. Não conseguia me controlar, minha respiração estava ofegante. Não conseguia pensar no que fazer. Meu primeiro salto foi razoável. Deu para dar uma relaxada para o segundo, que foi muito bom. Queria que o segundo fosse o primeiro para ajudar mais a equipe - disse o bicampeão mundial do solo.

Diego, que chegou a ser o segundo reserva do time, fez elogios a Caio Souza e a Pétrix Barbosa, cortado por lesão no dia do embarque para a aclimatação no Japão.

- Espero representar ao máximo os dois, porque esse resultado não é só meu. Sei que tenho que melhorar muito na barra fixa e no cavalo com alças se quiser participar dessa equipe no ano que vem. É uma equipe jovem. Precisa dar oportunidade para os meninos. Meu objetivo tem de ser as Olimpíadas. Aqui é um passo muito importante, mas é um passo importante para todos.

O time espera o fim das dez subdivisões da classificação no sábado para saber se estará entre os oito grupos da final da terça-feira. O sonho vivido por Diego nesta sexta-feira poderá se tornar um sonho coletivo.

Tópicos: mundial, diego, nanning