Casemiro é a aposta de gols do Real Madrid contra o líder Atlético

07/03/2021 08h43


Fonte Globo esporte

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarA questão também passa pela grande quantidade de lesões que o elenco do Real Madrid sofreu. Segundo outro levantamento do
Depois de meses com o Atlético de Madrid sobrando na liderança do Campeonato Espanhol, o Real Madrid tem neste domingo talvez a chance mais importante para reduzir a diferença de pontos, justamente no confronto direto no clássico desta 26ª rodada. Para isso, confia no volante Casemiro, que vive a temporada que tem tudo para ser a mais goleadora da carreira.

O Atlético lidera La Liga com 58 pontos, cinco a mais do que o Real, o terceiro colocado, e com um jogo a menos. O Barcelona está em segundo lugar na tabela, com 56, após vencer o Osasuna.

Peça fundamental do Real há anos, sendo titular em cerca de 90% dos jogos que disputou desde 2015/16, Casemiro tem se destacado nesta temporada pela quantidade de gols marcados. Ele é o vice-artilheiro do elenco, com seis, atrás apenas de Benzema (17). O volante está a só um gol de igualar o seu recorde em uma temporada de clube na carreira.

Dos seis gols anotados pelo brasileiro nesta temporada, um foi pela Liga dos Campeões, em que evitou a derrota para o Borussia Mönchengladbach, e os outros cinco vieram no Campeonato Espanhol.

O mais importante desses pela liga saiu justamente no clássico contra o Atlético no primeiro turno, vencido por 2 a 0 no Santiago Bernabéu. Aquele triunfo encerrou uma sequência de 26 jogos de invencibilidade do Atlético na competição. Curiosamente, o Real Madrid havia sido justamente o último time a bater o rival, em fevereiro.

Entre os volantes do Espanhol, é Casemiro quem tem o maior número de gols, com esses cinco. Ampliando o escopo para outras posições do setor, o meia Carlos Soler, do Valencia, registra sete, assim como o meia-atacante Sergio Canales, do Real Betis.

á na comparação com meio-campistas defensivos das outras principais ligas da Europa (Alemanha, França, Inglaterra e Itália), o brasileiro só fica atrás de Tomás Soucek, do West Ham, com oito gols em 29 jogos.

A maior presença de Casemiro no ataque é um pedido do técnico Zinedine Zidane, reforçado nesta temporada, segundo pessoas próximas ao jogador. O treinador solicita cada vez mais ao brasileiro para chegar na área e finalizar, mesmo sendo o primeiro volante do Real. Ele é o quarto jogador do elenco com mais arremates na temporada.

O "mapa de calor" abaixo elaborado por La Liga mostra o posicionamento de Casemiro no último jogo do Real Madrid, o empate com a Real Sociedad. Ele teve pelo menos seis finalizações nessa partida, de um total de 20 para a sua equipe.

Essa maior demanda de Zidane tem relação com a atual dificuldade do Real Madrid para balançar as redes. O time espanhol tem 57 gols em 34 jogos até agora na temporada, média de 1,67 por partida. Número abaixo de 2019/20, quando registrou 99 gols em 51 jogos (média de 1,94), e 2018/19, em que teve 108 em 57 (média de 1,89).

Segundo levantamento do jornal "Marca", a média de gols do Real Madrid caiu drasticamente após a saída de Cristiano Ronaldo, em julho de 2018. Durante a passagem do craque português pelo clube, ela sempre foi de no mínimo 2,39 por partida.

O problema fica ainda mais gritante quando comparado com o desempenho em 2020/21 de outros grandes clubes da Europa.

A questão também passa pela grande quantidade de lesões que o elenco do Real Madrid sofreu. Segundo outro levantamento do "Marca", o grupo teve até meados de fevereiro mais de 40 problemas do tipo (sendo 30 musculares), em 20 jogadores diferentes, mais do que qualquer outro time do Espanhol. Com poucas peças disponíveis, as que estão 100% acabam assumindo mais responsabilidades.

A boa notícia é que o atacante Benzema estará de volta no clássico deste domingo contra o Atlético. O francês treinou normalmente com o elenco na sexta-feira e foi relacionado. Mas se ele não estiver nas melhores condições, há outro jogador em uma fase de destaque para fazer os gols do Real Madrid.


Veja mais notícias sobre Esportes, clique em florianonews.com/esportes

Tópicos: jogos, real madrid, espanhol