Brasil vence República Tcheca na estreia do Mundial de Vôlei feminino

25/09/2022 13h34


Fonte meionorte.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarBrasil vence República Tcheca na estreia do Mundial de Vôlei feminino(Imagem:Divulgação)Brasil vence República Tcheca na estreia do Mundial de Vôlei feminino

O Brasil venceu a República Tcheca neste sábado (24) por 3 sets a 1, com parciais de 25/20, 25/16, 22/25 e 25/18, na estreia do Campeonato Mundial de Vôlei feminino. O duelo aconteceu no Ginásio GelreDome, em Arnhem, na Holanda.

A ponteira Gabi (24) e a oposta Kisy (13) foram as maiores pontuadores do Brasil na partida.

A seleção brasileira feminina foi testada por uma adversária desconhecida e marcou 13 pontos de bloqueio, 55 ataques e 4 aces. Anotou 25 erros contra 23 das adversários. Com dois ótimos primeiros sets, sofreu instabilidade no passe no final do terceiro que culminou em derreto para as tchecas. Porém no quarto set, o Brasil recuperou o domínio do jogo e fechou em 3 a 1 com segurança.

Destaque para a ótima atuação de Pri Daroti que segurou o passe no fundo de quadra e contribuiu com 11 acertos (8 ataques, 1 bloqueio e 2 aces). Com o resultado, a seleção de José Roberto Guimarães assume a liderança provisória do Grupo D, com dois pontos.

PARTIDA

As duas equipes começaram a partida se estudando e o nervosismo inicial logo foi embora. Pri Daroit fez 5 a 2 com ace e Gabi, em ataque na ponta, anotou 6 a 3. Gattaz aumentou a vantagem em 10 a 7 com bloqueio. A República Tcheca chegou a empatar em 16 a 16 com Orvosova mas a seleção brasileira logo retomou o domínio do set. Zé Roberto fez a inversão com Roberta e Lorenne em quadra e a boa passagem no saque da levantadora ajudou a impulsionar a ofensiva brasileira. Com ponto de bloqueio de Kisy e ataque de Gabi, a seleção fechou o primeiro set em 25 a 20.

O segundo set teve belo rally inicial finalizado com ponto de Kisy explorando o bloqueio em 3 a 2. Gabi alargou o placar para 8 a 5. A vantagem foi ampliada em erro de ataque tcheco, 6 a 11. Kisy em contra-ataque fez 14 a 8. Orvosova, principal nome tcheco na partida, diminuiu com dois pontos importantes levando a 14 a 18 adversos. Macris distribuiu para a central Carolana que anotou dois pontos seguidos, um de ataque e um de bloqueio 14 a 20. Zé Roberto aproveitou a vantagem para rodar o time com a entrada de Taianara e Natinha. Brasil fechou o set em ataque de Gabi com 25 a 16.

Brasil fez 3 a 0 no inicio do terceiro set com ponto de bloqueio de Pri Daroit. Em seguida, a levantadora tcheca Valokva derrubou bola de segunda para diminuir o placar, 3 a 1. Gabi com boas passagens ofensivas anotou dois acertos seguidos e abriu 7 a 4 para o Brasil. Mas as tchecas melhoram na partida. Mlejnkova empatou em 14 a 14 e viu sua equipe passar a frente com bloqueio de Orvosova, 14 a 15. Zé Roberto pediu tempo para orientar o time, principalmente a distribuição de Macris. Gabi pontuou em 17 a 15 e Kisy aumentou a passagem em 20 a 18.

Kossanyiova cresceu no set e empatou a partida que se encaminhava para uma vitória verde e amarela, 21 a 21. Natinha entrou no lugar de Nyeme para tentar melhorar a defesa. Em contra-ataque crucial, Mlejnkova anotou o ponto que fez as adversárias passarem a frente de novo em 21 a 22. Kossanyiova marcou mais um e com recepção instável na quadra brasileira, as tchecas abriram 24 a 22. Em erro de saque brasileiro, fecharam o terceiro set em 25 a 22.

No quarto, Carolana que não havia tido destaque no jogo apareceu em seu fundamento de maior potência, o bloqueio abriu e 3 a 2. Gabi fez 8 a 6 em contra-ataque Brasil abre 13 a 7 em bloqueio de Carol. Pri Daroit anotou 16 a 10. Gattaz na china fez 17 a 11. Roberta entrou na inversão e pontuou com ace, 19 a 11. Orvosova diminui mas Carolana marcou na sequência 22 a 16. Em erro de saque adversário, Brasil fechou o jogo em 25 a 18.

PRÓXIMO JOGO

Na próxima rodada, as brasileiras enfrentarão a Argentina. O duelo acontece na segunda-feira (26), às 13h30 (horário de Brasília), no Ginásio GelreDome.

Tópicos: ataque, bloqueio, saque