Brasil vence a Bulgária e chega à nona vitória na Liga das Nações

02/07/2022 09h03


Fonte meionorte.com

Imagem: DivulgaçãoBrasil vence a Bulgária e chega à nona vitória na Liga das Nações(Imagem:Divulgação)Brasil vence a Bulgária e chega à nona vitória na Liga das Nações

O Brasil derrotou a Bulgária por 3 a 0, parciais de 25/21, 25/20 e 25/18, nesta sexta-feira (01), em Sofia e chegou à nona vitória em 11 partidas pela Liga das Nações de vôlei feminino. O jogo, o penúltimo da equipe na fase de classificação, pouco valia para as comandadas do técnico José Roberto Guimarães, pois um dia antes elas haviam confirmado vaga nas finais com uma vitória sobre a Coreia do Sul.

O time fecha a participação nesta etapa do torneio enfrentando a Tailândia no sábado (2). As finais vão de 13 e 17 de julho e serão disputadas em Ancara, na Turquia.

Gabi Guimarães foi a maior pontuadora do jogo com 12, todos no ataque. Julia Kudiess, de apenas 19 anos, voltou a fazer um bom jogo e anotou onze, sendo três deles no bloqueio, a melhor do confronto no fundamento. Carol e Kisy, esta última a maior pontuadora do Brasil em todo o campeonato até agora, maracaram oito cada, e Pri Daroit contribuiu com sete.

Pelo lado das anfitriãs, Dimitrova marcou nove. No geral, destaque para os erros de ambas as equipes, 21 delas e 19 nossos. A seleção fez, ainda, 11 no bloque, três aces e 40 no ataque.

Formato do terneio


A fase de classificação da Liga das Nações de vôlei feminino foi dividida em três semanas com quatro jogos por equipe em cada. As sete melhores, além da Turquia, classificam-se para as finais. As turcas já têm vaga garantida por sediarem a etapa decisiva e os confrontos das quartas de final dependem da posição final das anfitriãs.

Se elas ficaram entre as sete primeiras na fase classificatória, entram como primeira ranqueada, “empurram” as outras uma posição abaixo e pegam a oitava melhor. Se ficarem de oitavo pra baixo, entram como oitava ranqueada e enfrentam a de melhor campanha. Os outros três confrontos reúnem a segunda contra a sétima, a terceira contra a sexta e a quarta contra a quinta melhor.

Equilíbrio no começo

O primeiro set foi equilibrado do início a quase o fim. Os times caminharam ponto a ponto, sem que ninguém abrisse mais do que os três do 17 a 14 para as donas da casa. A partir do vigésimo ponto, porém, o Brasil assumiu a frente, conseguiu impôr 24 a 20 e só rodou mais uma vez para fazer 1 a 0. No segundo set, a seleção deu a impressão que iria escapar logo de cara e fez 4 a 1. As búlgaras, porém, reagiram e em quatro pontos seguidos viraram no 6 a 5, recolocando equilíbrio no duelo. O Brasil voltou a fugir no 11 a 8 e, desta vez, foi abrindo aos poucos até chegar no 20 a 15. Apesar de uma reação da Bulgária, os cinco de frente foram suficientes para garantir o 2 a 0.

No terceiro set, a seleção brasileira começou a mil e logo fez 4 a 0. O técnico da Bulgária parou o jogo e deu resultado. Elas melhoraram e escalaram o placar até cortarem pra dois no 7 a 5, mas o Brasil reabriu os quatro no 11 a 7 e não deu mais espaço pra reação. Colocou seis no 20 a 14 e dali em diante só manteve a “velocidade de cruzeiro” até matar o jogo em mais um 3 a 0 para chegar na nona vitória em 11 jogos pela Liga das Nações de vôlei feminino. A despedida da fase de classificação será contra a Tailândia, às 10h deste sábado (2), com acompanhamento ao vivo aqui pelo Olimpíada Todo Dia.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: brasil, jogo, classifica??o