Boca Juniors x Fluminense: Conmebol divulga arbitragem da final da Libertadores

25/10/2023 12h10


Fonte ge

Imagem: Cesar GrecoWilmar Roldán será o árbitro da final da Libertadores.(Imagem:Cesar Greco)Wilmar Roldán será o árbitro da final da Libertadores.

A Conmebol divulgou na manhã desta quarta-feira a equipe de arbitragem que vai conduzir a final da Libertadores entre Boca Juniors e Fluminense, no dia 4 de novembro, no Maracanã. O experiente Wilmar Roldán será o árbitro da partida.

Não é a primeira vez que Roldán vai apitar um jogo do Fluminense nesta edição do torneio. O árbitro conduziu a estreia do Tricolor diante do Sporting Cristal e também apitou o duelo com o River-Plate, na quinta rodada da fase de grupos.

A última partida de Roldán nesta Libertadores foi justamente com o Boca Juniors, no jogo de ida da semifinal diante do Palmeiras, que terminou empatado, em La Bombonera.

Equipe de arbitragem da final da Libertadores:
Imagem: Divulgação: ConmebolEquipe de arbitragem da final da Libertadores.(Imagem:Divulgação: Conmebol)Equipe de arbitragem da final da Libertadores.

Wilmar Roldán é árbitro Fifa e tem currículo extenso, com duas Copas do Mundo - 2014 e 2018 -, três finais de Libertadores, duas finais de Sul-Americana - 2017 e 2022 - e a final da Copa América de 2015.

Polêmica na estreia e pancadaria em 2011

Os tricolores ficaram na bronca com Wilmar Roldán no jogo contra o Sporting Cristal na estreia da Libertadores 2023. O lance polêmico aconteceu aos 31 minutos do segundo tempo. O Tricolor já estava à frente no placar, vencendo por 2 a 1, quando Germán Cano foi puxado por Gianfranco Chávez. A camisa do atacante argentino chegou a ser rasgada, mas o árbitro não deu pênalti. Ainda assim, a equipe de Fernando Diniz venceu os peruanos por 3 a 1.

Em 2011, o colombiano apitou o jogo da classificação heroica na fase de grupos contra o Argentinos Jrs. O Fluminense chegou à última rodada precisando de uma combinação de resultados para se classificar. Com o empate entre Nacional e América do México, o Tricolor precisava de uma vitória por dois gols de diferença na Argentina, que veio dos pés de Fred, aos 43 do segundo tempo. Após a derrota, houve pancadaria entre os jogadores argentinos com os brasileiros.

Na ocasião, o árbitro não deu nenhum cartão vermelho na confusão, amarelando apenas Darío Conca, no lado do Fluminense.

Veja todos os jogos do Fluminense apitados por Roldán:
  • América-Mex 1 X 0 Fluminense (2011)
  • Argentinos Juniors 2 X 4 Fluminense (2011)
  • Emelec-EQU 2 X 1 Fluminense (2013)
  • Antofagasta-CHI 1 X 2 Fluminense (2019)
  • Fluminense 1 X 0 Cerro Portenho-PAR (2021)
  • Sporting Cristal-PER 1 X 3 Fluminense (2023)
  • River Plate 2 X 0 Fluminense (2023)