Árbitro relata invasões de campo em súmula e River-PI pode pegar multa e perder mando de campo

13/02/2024 10h24


Fonte Globo Esporte

Imagem: Leticia Martins/BahiaRiver-PI x Bahia, Copa do Nordeste 2024 (Imagem:Leticia Martins/Bahia)River-PI x Bahia, Copa do Nordeste 2024 

A invasão de torcedores do River-PI nos instantes finais da partida e após o apito final da vitória sobre o Bahia no estádio Albertão, no último sábado, pode render uma punição ao clube. As situações foram registradas em súmula pelo árbitro Denis Ribeiro Serafim e podem gerar multa ou perda de mando de campo.

Segundo o relato da arbitragem, foram duas invasões. Uma ocorreu aos 46 do segundo tempo e paralisou a partida por 40 segundos. A outra invasão, também de um torcedor vindo do setor do mandante, se deu após o apito final, tendo sido rapidamente contida pelo policiamento. Confira abaixo o relato completo do documento.

"Houve uma invasão no campo de jogo por um torcedor, que foi identificado que estava na arquibancada que pertencia a equipe mandante, aos 46 minutos do segundo tempo, onde a partida foi paralisada por 40 segundos. O torcedor foi retirado pelo policiamento e após a retirada do torcedor a partida reiniciou normalmente. Informo ainda que houve invasão após o término da partida por um torcedor que foi identificado que estava na arquibancada da equipe mandante. Informo que o mesmo foi contido rapidamente pelo policiamento"
— relatou o árbitro Denis Ribeiro Serafim na súmula

Imagem: Maria Vitória/River A.C.Torcida do River-PI(Imagem:Maria Vitória/River A.C.)Torcida do River-PI

Caso o episódio seja denunciado na Justiça Desportiva, o River-PI pode responder por infração ao artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, caso seja responsabilizado por não ter impedido que a invasão se concretizasse. Neste caso, a pena pode ser de multa ou até mesmo perda de mando de campo. Confira abaixo o artigo que trata sobre o assunto.

Art. 213. Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir:

II — invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo;

PENA: multa, de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem milreais)

§ 1º Quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo, a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas, provas ou equivalentes, quando participante da competição oficial.


Com a vitória sobre o Bahia, o River-PI somou os primeiros pontos na Copa do Nordeste e subiu para a sexta posição no Grupo A. Na próxima rodada, o Galo viaja à capital do Ceará para enfrentar o Fortaleza, nesta quarta-feira, a partir das 19 horas no estádio Castelão.

Veja mais notícias sobre Esportes, clique em florianonews.com/esportes