Após ter Geromel expulso, Grêmio marca duas vezes e vence o Libertad na Arena

26/07/2019 00h31


Fonte Globoesporte.com

Imagem: MAX PEIXOTO/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDOTardelli abre o placar em Grêmio 2 x 0 Libertad pela Libertadores.(Imagem:MAX PEIXOTO/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO)Tardelli abre o placar em Grêmio 2 x 0 Libertad pela Libertadores.

Com um a menos durante quase todo o segundo tempo, o Grêmio supera a expulsão de Geromel e vence o Libertad, na Arena, por 2 a 0. O resultado dá a vantagem de perder até por um gol de diferença, no Defensores del Chaco, na próxima quinta-feira, às 21h30, para avançar às quartas de final.

No primeiro tempo, o Tricolor ficou 77% do tempo com o controle da bola. Porém, os arremates foram escassos, e o placar não se alterou. O resultado parecia se encaminhar para isso quando, aos cinco minutos da etapa final, Geromel foi expulso com o auxílio do VAR. Renato promoveu as entradas de Tardelli e David Braz para reconstruir o time e eles, os soldados destacados pelo comandante, fizeram os tentos da vitória.

Primeiro tempo
O Grêmio começou pressionando e segurando a bola no campo de ataque. Antes dos primeiros 10 minutos, Everton e Maicon já haviam concluído com perigo a gol. Aos 26, novamente o capitão pegou o rebote e forçou Martin Silva a espalmar para escanteio. Jean Pyerre arriscou, aos 42, mas também mandou para fora. Para não dizer que o Libertad não assustou, Benítez arriscou já nos acréscimos e Paulo Victor fez uma defesa tranquila. Apesar do domínio tricolor, as conclusões foram escassas, e a etapa inicial terminou em 0 a 0.

Segundo tempo
A pressão continuou desde o primeiro minuto da segunda etapa. André perdeu um gol na grande área aos dois minutos. Aos três, Jean Pyerre bateu colocado, mas nas mãos de Martin Silva. Só que tudo mudou aos quatro minutos. Geromel pisou no adversário e foi expulso com auxílio do VAR. Aos nove, Maicon teve nova chance, mas também bateu pra fora. Martinez aproveitou a superioridade numérica e arriscou aos 22 minutos, para fora. A redenção veio aos 25 minutos: Alisson cobrou escanteio, Kannemann desviou de cabeça e Tardelli acertou um voleio para abrir o placar. Aos 31, Bareiro desviou de dentro da pequena área, mas Paulo Victor agarrou com segurança impedindo o empate. Aos 38, veio o segundo. Alisson cobrou uma falta do lado esquerdo e David Braz desviou no primeiro pau, de cabeça, para o fundo da rede.

Posse insossa
O Grêmio terminou o primeiro tempo com mais de 77% do tempo com a bola no pé. Concluiu sete vezes contra três do Libertad. Porém, nenhuma conclusão exigiu demais de Martin Silva, e o Tricolor foi para o intervalo sem mexer no placar. No segundo tempo, com um a menos, a posse caiu para 45%. Mesmo assim, o Tricolor aproveitou a bola parada para abrir vantagem nas oitavas de final.

Geromel expulso cinco anos depois
Embora seja zagueiro, Pedro Geromel foi expulso apenas duas vezes com a camisa gremista. Em 2015, no Gre-Nal 405, recebeu dois cartões amarelos e foi pro chuveiro mais cedo. O último vermelho direto foi há cinco anos. No Brasileirão daquele ano, o Tricolor levou 1 a 0 do Bahia, na Fonte Nova, e Geromel foi expulso direto aos 29 minutos do primeiro tempo por um carrinho por trás em Henrique Almeida. Foi o único — até esta quinta-feira.

Festa para Bernardo
O menino que comoveu o país no último sábado, ao chorar por ver a mãe sendo agredida no Gre-Nal, no Beira-Rio, ganhou novo presente. Ele acompanhou a vitória gremista de um camarote da Arena. Antes do jogo, acenou para os outros torcedores enquanto beijava o escudo da camisa.

Noites de redenção
Os autores dos gols gremistas encontraram no abraço da torcida a redenção. Diego Tardelli abriu o placar uma semana depois de protagonizar uma crise no clube. Ele se manifestou publicamente, agradeceu pela confiança e recompensou à direção com um gol. David Braz fez o segundo, o primeiro dele pelo Tricolor em sua terceira partida. O último tento dele havia sido em 20 de maio pelo Sivasspor contra o Ankaragücü.

Tite na Arena
O técnico da seleção brasileira acompanhou de um dos camarotes todas as emoções da partida.

Como fica e próximos jogos
O Grêmio pode perder por até um gol de diferença na próxima quinta-feira, às 21h30, no Defensores del Chaco, que ainda assim avança às quartas de final da Libertadores. Antes, o Tricolor volta a concentrar forças no Brasileirão. Nesta segunda-feira, enfrenta o CSA pelo fechamento da 12ª rodada. O confronto será disputado às 20h, no estádio Rei Pelé, em Maceió, Alagoas.

Veja mais notícias sobre Esportes, clique em florianonews.com/esportes

Tópicos: tempo, arena, tricolor