Análise: velhos problemas custam caro ao São Paulo, que acumula mais uma frustração com Ceni

14/03/2023 08h24


Fonte ge.globo.com

Mais de 60% de posse de bola, três vezes mais finalizações do que o adversário e, no fim, (mais) uma frustração. Nesta segunda-feira, o São Paulo deu adeus ao Campeonato Paulista em uma situação que já viveu anteriormente. O time criou menos do que deveria e caiu diante de um Água Santa visivelmente satisfeito em travar o jogo da equipe de Rogério Ceni.

Apesar do número alto de finalizações na comparação com o time de Diadema, o São Paulo criou pouco. O domínio com a bola nos pés não correspondeu a grandes chances criadas. O placar de 0 a 0 nos 90 minutos, no Allianz Parque, antecipou uma derrota dramática nos pênaltis por 6 a 5, que decretou o fim da campanha no estadual.

É a quarta grande frustração de Rogério Ceni nesta segunda passagem no comando do São Paulo. Antes da eliminação precoce para o Água Santa, o ídolo e treinador acumulou três feridas que são transportadas pelo torcedor a cada derrota.

O vice-campeonato do Paulista de 2022, depois de goleada sofrida para o Palmeiras, atingiu a confiança do grupo. A perda da Sul-Americana para o Independiente Del Valle, também. Rogério Ceni e o São Paulo ainda terminaram o ano passado frustrados após o fracasso na briga por um lugar na Libertadores via Campeonato Brasileiro.
Imagem: Marcos RibolliRogério Ceni e Luciano lamentam a eliminação do São Paulo no Paulista.(Imagem:Marcos Ribolli)Rogério Ceni e Luciano lamentam a eliminação do São Paulo no Paulista.

O São Paulo poderia ter ido para o intervalo em vantagem, graças a duas chances perdidas por David. A primeira após cruzamento de Wellington Rato, a segunda depois de Luciano recuperar a bola e colocar o atacante na cara do gol. As oportunidades, contudo, foram ficando raras conforme a partida se desenvolvia.

O Água Santa cresceu, sentiu-se mais à vontade e conseguiu levar o São Paulo a um cenário parecido com a de outras ocasiões. Na segunda parte do jogo, com cansaço, perda de intensidade e a irregularidade comum ao time, o Tricolor caiu de rendimento e viu o adversário até criar chances para vencer no tempo normal.

Mais uma vez, o São Paulo não aproveitou quando o jogo se apresentou para ele. Mais uma vez, o resultado não veio, e Rogério Ceni saiu frustrado com mais um revés inesperado do time, que caiu nas penalidades após erros de Alisson e Jhegson Méndez.

– Não sofremos nenhuma finalização. Só não tivemos capacidade, com calma e frieza, para fazer o gol. É muito frustrante, não tem outra palavra. É frustrante sair desclassificado – lamentou o treinador são-paulino, ainda digerindo a queda para o Água Santa.

– Não tivemos a capacidade de fazer gol no melhor momento que tivemos no primeiro tempo. Não conseguimos botar a bola para dentro – acrescentou o treinador.
Imagem: Marcos Ribolli  Torcida do São Paulo durante as cobranças de pênalti contra o Água Santa.(Imagem: Marcos Ribolli ) Torcida do São Paulo durante as cobranças de pênalti contra o Água Santa.

Essa falta de capacidade tem aparecido em jogos importantes. O São Paulo chegou para a decisão desta segunda-feira com o ataque mais positivo da competição, com 23 gols em 12 jogos. Diante do Água Santa, que tomou nove na competição, não conseguiu sair do zero.

Todo este contexto gera frustração. Cada decepção, porém, pesa ainda mais pela história acumulada do treinador enquanto goleiro. A cada queda, esta precoce e considerada como uma “obrigação não-cumprida”, machuca o comandante, acostumado às glórias que vêm do passado.

– Sempre pós-elliminação, neste caso nos pênaltis quando se era favorito, as análises são mais pesadas. Para mim é ainda mais difícil quando se trabalha em um clube no qual vivi 25 anos e com títulos importantes. As derrotas pesam mais do que em outras situações – admitiu o técnico.

– Todo mundo veio convicto de que passaríamos – encerrou Ceni, que agora vai planejar mais de duas semanas de trabalho sem jogos, após uma terça de folga para analisar quais motivos geraram um novo capítulo triste recente da história do São Paulo.
Imagem: Marcos Ribolli  Méndez lamenta o pênalti perdido que decretou a eliminação do São Paulo.(Imagem:Marcos Ribolli ) Méndez lamenta o pênalti perdido que decretou a eliminação do São Paulo.




Veja mais notícias sobre Esportes, clique em florianonews.com/esportes

Tópicos: time, treinador, ceni