Análise: Palmeiras fica devendo e terá de reverter cenário inédito com Abel para ir à final

31/08/2022 12h27


Fonte Globoesporte.com

O Palmeiras ficou devendo na primeira semifinal da Libertadores e acabou derrotado pelo Athletico-PR por 1 a 0, na Arena da Baixada. O time agora vive um cenário inédito sob o comando de Abel Ferreira, já que esta é a primeira eliminatória na competição em que sai perdendo com o português.

Em mais um jogo com desempenho ofensivo abaixo do padrão, pesou demais a grande chance desperdiçada por López, logo aos cinco minutos. O centroavante não atuou bem e finalizou mal a principal oportunidade alviverde na Arena da Baixada.
Imagem: Divulgação/ConmebolAthletico x Palmeiras na semifinal da Libertadores.(Imagem:Divulgação/Conmebol)Athletico x Palmeiras na semifinal da Libertadores.

Aquele momento poderia ter mudado o confronto, já que o Verdão começou conseguindo dificultar a saída de bola do Furacão, mas sem outras grandes oportunidades. E a equipe de Luiz Felipe Scolari, aos poucos, começou a incomodar e se aproveitou de um início inseguro da defesa palmeirense.

Gustavo Gómez por pouco não fez gol contra e minutos depois Murilo não conseguiu tirar a bola de Vitor Roque, que atraiu os dois zagueiros e deu a assistência para Alex Santana se antecipar a Marcos Rocha e Weverton, abrindo o placar.

Com a vantagem, o Athletico já protegia bem sua área e dificultou ainda mais a criação do Palmeiras. As principais oportunidades para empatar vieram de chutes de fora da área, mas sem grande perigo.
Imagem: Divulgação/Conmebol  Athletico-PR x Palmeiras (Imagem:Divulgação/Conmebol ) Athletico-PR x Palmeiras

Abel passou a fazer trocas para tentar dar mais força ofensiva. Primeiro, tirou López para recolocar Rony como centroavante. Após a expulsão de Hugo Moura, voltou a colocar uma referência na área, com Rafael Navarro no lugar do camisa 10.

Nenhuma das mudanças fez o time conseguir entrar na área do Furacão. O time sentiu falta do suspenso Gustavo Scarpa, inclusive nas bolas paradas, que só se tornaram um pouco mais perigosas a partir da entrada de Bruno Tabata no lugar do lesionado Raphael Veiga.

A superioridade numérica não chegou a gerar uma pressão de fato do Palmeiras, que tentou chegar com cruzamentos no fim e pelo segundo jogo seguido teve uma atuação pouco inspirada.
Imagem: Cesar Greco  Abel Ferreira durante a partida entre Athletico e Palmeiras.(Imagem:Cesar Greco ) Abel Ferreira durante a partida entre Athletico e Palmeiras.

O Verdão vai precisar de uma vitória simples na próxima terça-feira, no Allianz Parque, para levar a decisão da vaga na final da Libertadores para os pênaltis. Ou de dois gols de diferença para avançar no tempo normal.

Desde que Abel Ferreira chegou, no fim de 2020, o Palmeiras nunca tinha saído atrás em um mata-mata na Libertadores. Agora vive esta experiência pela primeira vez.

Contando outras competições, porém, isto aconteceu em duas oportunidades já neste ano, ambas contra o São Paulo. Na final do Paulista, o time reverteu a derrota por 3 a 1 no Morumbi e goleou por 4 a 0 no Allianz para conquistar o título. Nas oitavas da Copa do Brasil, perdeu por 1 a 0 a ida e venceu na volta por 2 a 1, mas acabou eliminado nos pênaltis.

Confira as últimas notícias sobre Esportes: florianonews.com/esportes
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews