Análise: intenso e combativo, Corinthians já começa a ganhar nova cara com Tiago Nunes
16/01/2020 10h08Fonte Globoesporte.com
Um novo Corinthians está nascendo.Com apenas dez dias de preparação com Tiago Nunes, o Timão encarou o New York City FC no estádio do Orlando City, na estreia do Torneio da Flórida, e viu seu time titular vencer o primeiro tempo por 2 a 0 com enorme superioridade. Com os reservas, perdeu por 1 a 0 na etapa final.
Mais do que resultado, porém, o que o torcedor pode celebrar é uma clara mudança de postura em relação ao que se via como padrão até 2019.
Imagem: GLEDSTON TAVARES/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Luan cobra falta para fazer seu primeiro gol pelo Corinthians
Luan cobra falta para fazer seu primeiro gol pelo CorinthiansO futebol reativo ficou para trás e, ao menos nos primeiros 45 minutos, quando o técnico teve titulares em campo, o que se viu foi um time propositivo, que usou a posse de bola para avançar, que agrediu com enorme qualidade e que, quando não tinha a bola, pressionava com força para tentar recuperá-la. Futebol de intensidade.
O time, aparentemente montado num 4-4-2 quando se defende e num 4-2-3-1 quando atacava, tinha na verdade variações táticas já ensaiadas. Como explicou o próprio treinador na entrevista coletiva.
Imagem: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
iago Nunes teve motivos para se animar após Corinthians x New York City
iago Nunes teve motivos para se animar após Corinthians x New York City – Sobre o 2-3-1, a gente teve mais movimentações, às vezes o beirada vem para dentro, forma um 4-4-2 com quadrado, às vezes forma um losango, às vezes uma rodagem com três, temos uma quantidade de variações de acordo com a movimentação da equipe que podem ser interpretadas de maneira diferente de acordo com a foto do jogo. Queremos interpretações de espaço e movimentos equilibrados, sem perder agressividade para a gente finalizar muito ao gol adversário – explicou o técnico do Timão.
Como pontos fundamentais do esquema estiveram Camacho e Cantillo, jogadores com enorme potencial de condução de bola e início de transição ofensiva; Luan, que desequilibra qualquer partida e definiu o placar com dois golaços; e Janderson, que não é Michael, mas que mostrou talento como válvula de escape pela esquerda que o Timão tanto busca. Destaques de um primeiro jogo.
Na etapa final, com 11 trocas, o Corinthians mudou características e viu a intensidade do time cair. Nomes como Fagner, Camacho e Janderson deram lugar a Bruno Méndez, Gabriel e Vagner Love, atletas com outro tipo de virtudes. Mesmo assim, Mateus Vital e Davó conseguiram acelerar o jogo.
Até sábado, dia do último jogo, contra o Atlético Nacional da Colômbia, a comissão técnica terá mais três treinamentos, um na quinta e dois na sexta. A tendência é de que o time volte a repetir padrões e ganhe em qualificação ofensiva.
Veja mais notícias sobre Esportes, clique em florianonews.com/esportes












