Análise: escolhas de Sampaoli bagunçam o time, e Flamengo repete roteiro após Data Fifa

14/09/2023 08h18


Fonte ge

O time sentiu os desfalques? A expulsão pesou? A pressão da torcida atrapalhou? Os jogadores estavam com a cabeça na final da Copa do Brasil? Nenhuma desculpa cola para justificar a vergonhosa atuação do Flamengo na noite da última quarta-feira no Kleber Andrade, em Cariacica (ES). Com direito a gritos de "olé", o Rubro-Negro tomou um sacode do Athletico-PR e perdeu de 3 a 0, mas poderia ter sido de seis, sete, oito...

O desempenho pífio rubro-negro passa em sua essência pelas escolhas equivocadas de Jorge Sampaoli. O técnico simplesmente bagunçou o time ao escalar David Luiz de volante, posição que não fazia há anos, e Thiago Maia de lateral-esquerdo. Deu muito errado.
Imagem: Divulgação / FlamengoCebolinha não aproveitou a chance em Flamengo x Athletico-PR.(Imagem:Divulgação / Flamengo)Cebolinha não aproveitou a chance em Flamengo x Athletico-PR.

Visivelmente desconfortável, David Luiz perdeu várias bolas na saída e não sabia o que fazer quando a recebia no campo de ataque, acabava recuando. Enquanto Thiago Maia em tese era para ter mais proteção pela esquerda, para Cebolinha não precisar voltar. Mas o Athletico-PR colocou dois para atacar pelo setor e achou espaços, enquanto ofensivamente o ponta não fez valer a pena o sacrifício.

Na entrevista coletiva após a partida, Sampaoli disse que a ideia era repetir o sistema que tinha dado certo contra o Botafogo. Mas ele não levou em consideração que o meio de campo rubro-negro já havia ido mal num clássico em que o Flamengo dependeu muito das ligações diretas e contou com um Bruno Henrique inspirado. Mais uma vez faltou poder de criação. Gerson, jogando mais avançado do que Victor Hugo, foi quem mais tentou, embora sem brilho.

Sampaoli procurou corrigir seu erro no intervalo com as entradas de Allan e Everton Ribeiro, mas o volante se lesionou com pouco tempo em campo, e o meia entrou mal. Até Gabigol ser expulso aos 20 minutos, o Flamengo só tinha criado duas chances de gol: um chute cruzado do camisa 10 defendido pelo goleiro logo no início, com só dois minutos, e a cabeçada de Léo Pereira que Madson salvou quase em cima da linha, aos 44. A terceira e última oportunidade foi um lance isolado de Pedro, que acertou lindo chute de fora da área aos 30 do segundo tempo, mas Leo Linck fez grande defesa.
Imagem: Wagner ChalóAthletico-PR fez três e teve várias chances de gol.(Imagem:Wagner Chaló)Athletico-PR fez três e teve várias chances de gol.

Enquanto Athletico-PR teve mais cinco chances de gol além das três bolas que entraram. No primeiro tempo, Vitor Bueno recebeu uma bola de graça de Matheus Cunha, mas demorou a finalizar e foi bloqueado aos 18; três minutos depois Cuello entrou cara a cara com o goleiro e perdeu; e aos 28, Madson recebeu cruzamento e furou na hora do chute. Não perca a conta: na etapa final, Vitor Bueno apareceu livre na área e chutou por cima, aos quatro minutos; e Pablo parou em Cunha aos 29.

Faltou coragem a Sampaoli para corrigir seu erro ainda nos 45 minutos iniciais e não perder um tempo inteiro "Não jogando". E faltou ousadia de não arriscar com o time perdendo. Quando estava 1 a 0, ele foi cauteloso e preferiu trocar um volante por outro. Mas quando Allan sentiu, por que ao invés de colocar o jovem Igor Jesus, que também é de marcação, ele não recuou o Gerson e deu chance ao garoto Lorran? O técnico argentino já está com o filme queimado com a torcida e não se ajuda.

Roteiro repetido pós-Data Fifa

Qual a semelhança do Flamengo nas últimas duas Datas Fifa? Time tomou goleada e não fez nenhum gol na volta dos jogos após 11 dias de preparação. Foi assim nos 4 a 0 para o Bragantino e agora novamente, no 3 a 0 do Athletico-PR.
Imagem: André DurãoSampaoli está com o filme queimado com a torcida.(Imagem:André Durão)Sampaoli está com o filme queimado com a torcida.

Considerando as "semanas cheias" que o Rubro-Negro teve, o time ainda empatou com América-MG e os reservas do Inter, e ganhou só uma vez, ao superar o Botafogo. Mesmo assim, foram três gols marcados e nove sofridos. Não tem lógica, mas a equipe parece piorar justamente quando tem mais tempo para treinar.

A pequena esperança de título no Campeonato Brasileiro, surgida após a vitória sobre o líder, durou pouco. Para piorar, o Flamengo corre risco de sair do G-4 nessa rodada se o Fluminense pontuar contra o Vasco. Mas o foco rubro-negro tem que ser a final da Copa do Brasil. Com Bruno Henrique, Ayrton Lucas e Pulgar de volta, Sampaoli terá mais peças para armar o time e não cometer os mesmos erros no jogo do ano para o clube no domingo, às 16h (de Brasília), contra o São Paulo no Maracanã.

 

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: flamengo, time, athletico