Análise: Corinthians amadurece e vê caminhos para crescer em 2022

11/07/2022 08h38


Fonte Globoesporte.com

Imagem: Marcos Ribolli / geCorinthians x Flamengo foi equilibrado, mas Timão soube decidir.(Imagem:Marcos Ribolli / ge)Corinthians x Flamengo foi equilibrado, mas Timão soube decidir.

Ainda não é o Corinthians dos sonhos, mas o caminho está sendo bem trabalhado para que, com elenco completo, seja uma equipe capaz de brigar por coisas grandes. Agora com 29 pontos na tabela do Campeonato Brasileiro, o Timão se mostra uma equipe madura. E com chances de melhorar ainda em 2022.

O Corinthians que venceu o Flamengo por 1 a 0 neste domingo, na Neo Química Arena, conseguiu um resultado incontestável. Apesar de o adversário ter tido mais volume ofensivo e exigido três boas defesas de Cássio, o Timão entendeu melhor o jogo e foi maduro suficiente para vencer em casa.

É claro que o gol contra de Rodinei foi decisivo para o resultado. Mas ele saiu após uma boa jogada dos pontas, Adson pela esquerda e Gustavo Mosquito pela direita, o que naquele momento do jogo era a melhor arma do Corinthians para fugir do 0 a 0.

Muito antes do gol, Vítor Pereira armou o Corinthians no mesmo 5-3-2 de Buenos Aires, na classificação contra o Boca Juniors, pela Libertadores. João Victor, agora no Benfica, e Mantuan, que está machucado e não joga mais pelo Corinthians, deram lugar a Gil e Adson, que assumiram muito bem as funções e foram destaques em Itaquera.

O Corinthians foi seguro e maduro, e teve em Adson o seu melhor jogador. Ele sofreu um pênalti que acabou ignorado pelo árbitro e, nos minutos finais do primeiro tempo, deu finalização de perigo. No intervalo, Vítor Pereira tirou Cantillo e Piton (machucado) e deu lugar a Roni e Gustavo Mosquito.

A mudança de nomes mudou o esquema para um 4-3-3. Mosquito entrou muito bem, botou fogo na partida e elevou o patamar do Timão, que conseguiu o 1 a 0. Vítor Pereira, então, voltou o time ao 5-3-2 com as entradas de Bruno Méndez e Bruno Melo. Guerreiro, o Timão segurou o resultado com unhas e dentes.

Em entrevista coletiva, Vítor Pereira disse que a equipe está criando casca na hora certa. O Timão aprendeu a jogar jogos difíceis, não tem se entregado fácil e tem feito da Neo Química Arena a sua fortaleza. O Corinthians perdeu só uma vez em casa em 2022, ainda com Sylvinho.

E o que enche a torcida de esperança é: ainda dá para melhorar. Fagner, Renato Augusto, Maycon Willian, que estão em transição do departamento médico para o campo, vão agregar muito ao time em seus retornos. Ainda há Yuri Alberto para estrear dia 20. E, em breve, Balbuena será anunciado.

O Corinthians de VP ainda vive fase de consolidação. Mas há motivos para animação em Itaquera.

Confira as últimas notícias sobre Esportes: florianonews.com/esportes
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews