Análise: Botafogo se expõe, é abafado pela LDU e atuação mostra que Artur Jorge terá trabalho

12/04/2024 08h08


Fonte ge

O Botafogo perdeu mais uma na Libertadores e começou a se complicar na competição. Na noite desta quinta-feira, a equipe comandada pela primeira vez por Artur Jorge foi superada pela LDU por 1 a 0, no Estádio Casa Blanca, em Quito.

O jogo já tinha a dificuldade natural que era a altitude da cidade, que fica a 2.850 metro acima do nível do mar, somado à qualidade do time local, que vem fazendo boa campanha. Além disso, o treinador português começou a colocar sua cara no time.

Escalação inicial do Botafogo: Gatito Fernández; Mateo Ponte, Lucas Halter, Alexander Barboza e Hugo; Danilo Barbosa, Marlon Freitas, Luiz Henrique e Jeffinho; Júnior Santos e Jeffinho.

A ideia inicial de Artur passou também pelas ausências dos jogadores que vinham atuando entre os 11: o lateral-direito Damián Suárez, o meia Eduardo e o atacante Savarino. O treinador juntou a necessidade para a partida e aliou ao que pensa para o time, que é tê-lo com mais ofensividade. E assim colocou quatro atacantes de origem, atuando num 4-4-2.
Imagem: Vítor Silva/BotafogoLDU x Botafogo(Imagem:Vítor Silva/Botafogo)LDU x Botafogo

No papel, a ideia parecia boa, já que estariam em campo, juntos, Luiz Henrique por um lado, Jeffinho por outro, e Júnior Santos e Tiquinho mais à frente. No entanto, a LDU mostrou rapidamente o motivo pelo qual é forte em casa.

Após uma primeira chance do Botafogo, os equatorianos fizeram logo o 1 a 0. A jogada começou com cobrança de lateral, que a defesa não conseguiu afastar, e Arce deu um passe curto para Alzugaray chegar batendo.

Mas mais crucial que a resposta rápida do time casa foi a desorganização defensiva. No lance, Barboza não conseguiu afastar, Hugo desistiu da marcação do autor do gol para marcar a bola, e deixou o jogador livre.

Bastou o gol para o Botafogo ceder ainda mais à pressão, baixar as linhas e demonstrar dificuldade para atacar, com falta de entrosamento na nova formatação. Marlon Freitas tinha a missão de articular, e tentava acionar os laterais, que estavam mais à frente, mas sem sucesso na sequência.

Luiz Henrique e Jeffinho também tentavam construir mais por dentro, enquanto Júnior Santos e Tiquinho pareciam mais isolados no ataque. Sem conseguir criar com consistência, o Alvinegro cedeu ainda mais. Em uma cobrança de escanteio, por exemplo, o time estava todo na área para defender, sem nenhuma opção para o contra-ataque.
Imagem: Franklin Jacome/Getty ImagesLucas Halter em LDU x Botafogo(Imagem:Franklin Jacome/Getty Images)Lucas Halter em LDU x Botafogo

Jeffinho foi o que mais tentou no primeiro tempo, inclusive arriscando um chute após jogada individual na reta final, assim como Luiz Henrique. O Botafogo até teve mais posse de bola, mas arriscou apenas três chutes no primeiro tempo.

Estava claro que a estratégia não deu certo, ao menos, contra um forte adversário como a LDU, e precisando da vitória. Artur Jorge até promoveu Tchê Tchê no lugar de Danilo Barbosa no intervalo, que melhorou a movimentação ofensiva, e deu mais sustentação na marcação.

Ainda assim, bastava uma chegada do Botafogo, que os equatorianos prontamente respondiam com mais um ataque. O goleiro experiente Gatito Fernández deixou o gramado com duas boas defesas na etapa final, que poderiam ter ampliado o placar.
Imagem: Vitor Silva / BotafogoGatito - LDU x Botafogo(Imagem: Vitor Silva / Botafogo)Gatito - LDU x Botafogo

O Botafogo buscou na individualidade, principalmente Júnior Santos e Jeffinho, igualar o resultado, já que o coletivo não funcionava - seja pelo cansaço da altitude, as mudanças repentinas com falta de entrosamento e a pressão para igualar o marcador.

As últimas tentativas de Artur para dar ânimo ao time foi colocar Óscar Romero pela direita, passando Luiz Henrique para a esquerda. Matheus Nascimento também foi incorporado para dar mais alternativa na frente, mas sem sucesso. Sem opções em função de lesões e suspensão, Gregore e Raí entraram como laterais.

Botafogo deixa Quito sem ponto, e perde pela segunda vez na fase de grupos. Agora, se vê na obrigação de vencer para seguir sonhando com a vaga nas oitavas. Mas antes disso vai estrear no Brasileirão neste domingo, contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte.

Tópicos: ataque, time, botafogo